Representantes da UFJF-GV entregaram demandas à Prefeitura de Governador Valadares. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

Em reunião realizada nesta quinta (21), representantes do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) abordaram, junto à Prefeitura de Governador Valadares, propostas de parceria e apoio em ações conjuntas. Na ocasião, o diretor-geral Peterson Andrade entregou ofício que ressalta a disponibilidade da Universidade em ajudar o município no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. “Estamos presentes para ajudar com nossa equipe de enfermagem para fortalecer as ações do município. Sabemos das dificuldades e desafios do momento e por isso colocamos a nossa equipe à disposição”, destacou.

Apoio da Universidade no Plano de Imunização do município foi uma das pautas abordadas. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

De acordo com o prefeito André Merlo, a interlocução entre o meio acadêmico e o Município é porta para o fomento de melhorias para a população. ”Nós, enquanto gestores, precisamos ter sabedoria para agir em prol da população, e quanto mais agentes estiverem envolvidos e empenhados, a prestação de serviços será melhor”, comentou.

A pauta da reunião abordou, também, possibilidades de apoio do município na atenção à saúde mental dos estudantes. Segundo Peterson, após o acolhimento inicial pela equipe da Universidade, “a atenção integral em saúde mental depende, em alguns casos, de apoio de médicos. O município ajudará com a criação de um fluxo de encaminhamento pela equipe do apoio estudantil”.

Para a secretária da Saúde, Caroline Sangali, a integração de forças só traz benefícios à comunidade. “A saúde é uma rede, cujo bom funcionamento depende da integração. Dessa forma, a participação integrada das instituições que compõem o município, neste caso universidades como a UFJF-GV, gera inúmeros benefícios à Saúde do município e, por consequência, à população.

Manutenção de parcerias e solicitação de recursos

Durante o encontro, decidiu-se, também, pela manutenção da parceria da Universidade com o município na produção dos boletins epidemiológicos. Organizada desde março de 2020 pela profa. Alexandra Vieira, a ação conta com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde e compartilha informações sobre prevenção e evolução da pandemia na região.

Na oportunidade, o diretor-geral da UFJF-GV reforçou pedido de apoio político junto ao prefeito André Merlo no financiamento do campus. “Há um subfinanciamento conforme a previsão orçamentária atual, e isso reduz a capacidade de manutenção e desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. Sem recursos não conseguiremos avançar nas soluções encontradas até o momento para suprir a carência de uma estrutura própria”.

Visando ao compartilhamento de informações e à conscientização coletiva, a Universidade compartilhou materiais educativos no combate à Covid-19. As mídias abordam temas como higienização, descarte e uso de máscaras, quarentena de resíduos sólidos e atividades físicas na quarentena, e foram elaboradas pelo programa de extensão Covid Zero, da UFJF-GV.

Participaram do encontro a coordenadora acadêmica da UFJF-GV, Sibele Aquino, a gerente de Graduação, Andreia Queiroz, a professora e pesquisadora do Programa de Extensão Covid Zero, Alexandra Paiva Vieira, os secretários municipais de Governo, David Barroso; da Saúde, Caroline Sangali; e de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Hilton Manoel.