Para Alexandre Oliveira, indicação é um reconhecimento para a oncologia no Brasil e um grande passo na internacionalização da UFJF

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexandre Ferreira Oliveira foi indicado recentemente para concorrer a um cargo no Comitê Internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica (Society of Surgery Oncologic – SSO). Em 80 anos desde sua fundação, ele é o quarto brasileiro a ser indicado. 

Oliveira explica que o processo funciona através de uma votação: são três candidatos de fora dos Estados Unidos e uma vaga. O resultado é dado a partir dos votos de todos os associados da SSO pelo mundo. “Não adianta eu querer concorrer, eu preciso ser indicado por eles. Então, é um reconhecimento da cirurgia oncológica fora do país”, afirma. Ele está disputando a vaga com um médico da Austrália e outro do Egito.

Segundo Oliveira, que é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o  câncer é a doença do século, sendo a principal causa de morte em doze capitais do Brasil, ultrapassando o trauma e as doenças cardiovasculares. Caso assuma a cadeira no comitê da sociedade americana, ele pretende continuar orientando seus alunos, promovendo o intercâmbio de conhecimento, representando a UFJF e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. 

Doutor em cirurgia, Alexandre Oliveira é chefe do serviço de oncologia do Hospital Universitário. De acordo com o médico, um dos objetivos de seu trabalho é tentar incorporar novas tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse foi um dos motivos que com certeza chamou a atenção dos Estados Unidos para a minha indicação – essa luta que eu tenho em relação a levar novas tecnologias já acessíveis aos pacientes do sistema privado para o paciente do SUS.”

Alexandre finaliza afirmando que a indicação representa um avanço para a internacionalização da UFJF e que é um resultado não apenas de seu trabalho, mas de toda instituição. “Isso é fruto de uma superintendência forte do Hospital Universitário, de uma reitoria forte, que sempre nos apoia em nossos projetos. É um trabalho em conjunto. Cada um coloca o seu tijolinho e forma essa grande parede que resulta em ações como essa.” 

A eleição para o cargo na Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica está prevista para o dia 10 de fevereiro.