Em documento divulgado nesta quarta-feira, 27, o Grupo de Modelagem Epidemiológica para a COVID-19, formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), posiciona-se a favor da adoção de medidas rígidas para conter a pandemia na cidade. De acordo com dados oficiais e análises científicas a partir do cenário registrado na região, os pesquisadores apontam que a pandemia encontra-se fora de controle em Juiz de Fora, destacando o perigo da circulação de uma nova variante do coronavírus; a incidência semanal acima de 175 novos casos para cada 100 mil habitantes; a frequência elevada de registro de óbitos; e a taxa de 82% de ocupação de leitos de UTI.

“Não são aconselháveis quaisquer medidas de flexibilização que possam favorecer a redução do distanciamento social”

“Neste cenário atual, não são aconselháveis quaisquer medidas de flexibilização que possam favorecer a redução do distanciamento social. Estamos estudando os possíveis impactos da saída do município do Programa Minas Consciente na evolução epidemiológica da pandemia, assim como as novas propostas de indicadores e ondas do decreto municipal publicado e ainda em desenvolvimento”, acordam os pesquisadores. “Ressaltamos a importância de que todas as medidas de enfrentamento da pandemia por parte das autoridades sejam definidas a partir de evidências obtidas através de estudos científicos e a partir da análise estatística dos dados.”

Os autores do documento destacam que, até o momento, não existem opções terapêuticas eficazes para o tratamento precoce da Covid-19; também citam as limitações do número de doses de vacina a serem disponibilizadas para a população a curto prazo. “Recomendamos a ampliação do rastreamento e monitoramento de contactantes e massificação dos testes de confirmação da infecção, com efetivo isolamento das pessoas infectadas e a quarentena dos contatos, o que não tem sido feito. Também defendemos uma consistente execução do plano de imunização anunciado, a partir das vacinas e dos insumos disponibilizados ao município pelo Plano de Imunização Nacional.”

Para os pesquisadores, é recomendável que a divulgação de informações sobre a pandemia, feita tanto pelas autoridades de saúde quanto pelos meios de comunicação, considere não somente a ocupação de leitos e enfermarias, como também quais são as possíveis sequelas dos quadros moderados e graves da doença, bem como o atual número elevado de casos e de vidas perdidas.

Os integrantes ressaltam que o grupo de modelagem epidemiológica é fruto da parceria entre UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora (UFJF). Desde março de 2020, os pesquisadores produzem, periodicamente, notas técnicas contendo análises estatísticas a fim de auxiliar na elaboração de planos de contingenciamento de leitos, profissionais e equipamentos de saúde na cidade, além de corroborar cientificamente a tomada de decisões que favorecem o controle da pandemia.

Outras informações:
Nota técnica na íntegra