(Arte: Lahps/UFJF)

O Laboratório de História Política e Social (Lahps) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convidam para o lançamento do livro “A Nova República em Crise”, organizado pelos professores Fernando Perlatto,  João Dulci e Jorge Chaloub. O evento acontece na quarta-feira, dia 27, às 19h, de modo remoto devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.  “O livro, que será publicado pela Editora Appris, surgiu em grande medida em decorrência da crise sistemática e permanente pela qual o país vem passando pelo menos desde 2013. A nossa ideia, já incomodados com esse cenário todo e produzindo coisas a respeito, foi organizar uma coletânea convidando pesquisadores de diferentes instituições e que abordassem temáticas diferenciadas, para escrever capítulos sobre a crise”, explica um dos organizadores da publicação, o professor do Departamento de História da UFJF, Fernando Perlatto.

O docente acrescenta que o lançamento de “A Nova República em Crise” contará com a presença dos autores dos capítulos que compõem a coletânea, dentre os quais: Christina Jalles de Paula (UFJF), Felipe Maia (UFJF), Joyce Louback Lourenço (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Maria Aparecida Azevedo Abreu (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maria Isabel MacDowell Couto (gestora de dados do Fogo Cruzado), Pedro Luiz Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pedro Rolo Benetti (Universidade de São Paulo), Raphael Jonathas da Costa Lima (Universidade Federal Fluminense), Roberto di Benedetto (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

Visão multifacetada da crise

“A ideia é ter uma visão multifacetada da crise. Essa perspectiva orientou os trabalhos e nos motivou a convidar os colegas para contribuir com o livro” – Fernando Perlatto

Ainda conforme Perlatto,  a elaboração do livro teve como ponto de partida as reflexões sobre como os arranjos e a construção democrática, no período pós-Constituição de 1988, têm passado por enfrentamentos e abalos sistemáticos.

“Temos no livro autores que são pesquisadores da UFJF e também de outras universidades e instituições. Convidamos esses professores para abordarem temáticas diversas que vão desde o papel do Judiciário nos últimos tempos, passando pelos militares, até a questão de gênero, dentre outras. A ideia é ter uma visão multifacetada da crise. Essa perspectiva orientou os trabalhos e nos motivou a convidar os colegas para contribuir com o livro”, conclui.

Saiba mais:

Laboratório de História Política e Social da UFJF