O  “Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), recebe inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 25.  A iniciativa tem como público-alvo os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e será desenvolvida de modo remoto, devido à pandemia de Covid-19.

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de formulário on-line, que estará disponível no site da Proae, entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro. Neste semestre, o “Grupo DeBoas” será ofertado em dois dias da semana: às quintas-feiras, das 10h às 12h, com início previsto para 4 de fevereiro; e às sextas-feiras, das 14h às 16h, a partir de 5 de fevereiro.

Cuidar melhor das emoções

Criado em 2017, o “Grupo DeBoas” já realizou mais de 300 atendimentos com o objetivo de ajudar o estudante a cuidar melhor das próprias emoções. “E fazê-lo compreender os mecanismos psis que fomentam o quadro de ansiedade e, assim, instrumentalizá-lo para elaborar e/ou ressignificar as suas angústias, e desenvolver comportamentos funcionais, ou seja, responder de forma mais adaptada às demandas da vida, principalmente, às exigências acadêmicas”, explica a psicóloga da UFJF e uma das idealizadoras do “Grupo DeBoas”, Rosana Cognalato.

Ainda de acordo com a psicóloga, a queixa de ansiedade tem sido predominante nos pedidos de atendimento ao Serviço de Psicologia da Proae. “O que corrobora os dados apontados pela literatura especializada e pela própria Organização Mundial de Saúde: vivemos numa sociedade ansiosa, e nossos estudantes não poderiam sair ilesos à essa realidade. Esse tem sido apontado como um grande mal da modernidade.”

Rosana acrescenta que,  diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil teve o desafio de adaptar o “DeBoas” ao formato on-line. “Não queríamos deixar de oferecer aos nossos estudantes algo que os auxiliasse nesse momento tão delicado da nossa história”, conclui.

Saiba mais:

“Pró-Reitoria de Assistência Estudantil”

“Grupo deBoas: lidando com a ansiedade”

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br