Na sede da UFJF-GV, o coordenador-administrativo, Emílio Mafalda, entrega doações a representante de município da região. (Foto: divulgação)

Em continuidade à série de ações da Universidade Federal de Juiz de Fora no combate à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), o programa Covid Zero, do campus Governador Valadares entregou, nesta quarta, 20, mais 640 máscaras faceshield de proteção individual. As doações serão destinadas a 16 instituições de oito municípios da região Leste, como Frei Inocêncio, Galileia, Peçanha e Alpercata.

Conforme explica o diretor-geral da UFJF-GV, as máscaras beneficiam instituições que atendem idosos e pessoas com deficiência. “Desde o início da pandemia, já doamos protetores faciais para as equipes da linha de frente dos hospitais, serviços especializados e atenção primária de todos os municípios da região Leste de Minas Gerais. Já tínhamos entregue para instituições filantrópicas de Governador Valadares, agora ampliamos nossa atuação atendendo instituições dos municípios da região”. Ainda segundo Peterson Andrade, as ações educativas e assistenciais do Programa Covid Zero são organizadas com base nos estudos epidemiológicos desenvolvidos pela equipe.

Além dos equipamentos de proteção, o Covid Zero distribuiu, junto à Superintendência Regional de Saúde e representantes dos municípios, materiais socioeducativos de conscientização no combate à Covid. As orientações continham informações sobre temas como ventilação em ambientes compartilhados, utilização e higienização de máscaras caseiras e limpeza de faceshields. “Dessa forma, mantemos o nosso compromisso de articular ensino, pesquisa e extensão com uma equipe formada por estudantes, técnicos e docentes. Buscamos  ajudar de todas as formas, pois sabemos as dificuldades encontradas pelos gestores dos municípios e responsáveis pelas instituições”, finalizou Peterson.

Para mais informações sobre o Covid Zero, acesse o perfil do programa no Instagram.