Inovação, empreendedorismo e networking são os pilares que comporão a quinta edição do Speed Day, nesta quinta-feira, dia 17, às 18h. A cerimônia on-line, promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), marca a noite de encerramento do programa de pré-aceleração de startups, o Speed Lab. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Durante o Speed Day, as startups NanoBioSkin, Fitopédia, Green Research, SpeedlA, Why Not, Consultiva, Creatorsenda Extra, Inovaberrr e Orgânicos Brasil irão expor os novos modelos de negócios e serviços elaborados ao longo do programa para investidores e parceiros, aumentando a sua possibilidade de sucesso no mercado. De acordo com a coordenadora do Speed Lab, Carolina Fonseca, o objetivo do Speed Day é justamente apresentar ao público, a cidade e a toda a comunidade empreendedora o quanto as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas startups podem impactar a região da Zona da Mata.

Experiência no Speed Lab

Para Leonara Fayer, participante do programa com a startup NanoBioSkin e doutoranda em Ciências Biológicas pela UFJF, fazer parte do Speed Lab e do Adas Tech abriu o horizonte para várias atuações, conhecimentos e perspectivas. “Eu e a minha equipe fazemos parte do programa de pós-graduação. E a gente tinha uma visão acadêmica do nosso produto. Uma visão sobre como realizar os testes, como escrever, mas nada com a visão empreendedora do que o mercado busca.” Ressalta, ainda, que o programa colocou a equipe ciente sobre as necessidades do mercado e sobre tudo que cerca o mundo do empreendedorismo. 

Leonara e a startup desenvolvem um modelo nacional de pele humana in vitro para a avaliação de segurança de cosméticos de uso tópico. Segundo ela, durante o Speed Lab, o grupo elaborou o Produto Mínimo Viável (MVP) e o Canvas. “Tudo ficou mais claro sobre o nosso produto e objetivos. Hoje podemos nos expor mais no mercado. Antes, não teríamos tanto sucesso.”

Ela destaca que a NanoBioSkin passou por vários cursos do programa de pré-aceleração e que a iniciativa ajudou o projeto a ser lapidado e estar pronto para ser apresentado. “A gente ainda tem algo para melhorar. Nós estamos nos sentindo muito mais preparados e sabendo os próximos passos.” De acordo com a participante, o Speed Lab contribui para qualquer fase de desenvolvimento da ideia. Ela também alega que o “programa é formulado de uma maneira muito bacana para quem está inseguro na ideia e quer desenvolver, porém, não sabe como. Eu achei ótimo e indicaria como um excelente programa de pré-aceleração”. 

Quinta edição

A coordenadora aponta que o grande diferencial desta edição foi a ampliação do número de equipes participantes. “Antes, eram selecionadas 12 startups para iniciar o programa, desta vez iniciamos com 20 equipes.  Além disso, Carolina conta que outro destaque foi a parceria realizada com o GT Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, do Campus da UFJF em Governador Valadares. “Eles fizeram uma divulgação para os estudantes e para a cidade. Nós temos participantes de Juiz de Fora e de Governador Valadares.” 

Acesse a sala de videoconferência

Outras informações: (32) 2102-3435 ramal 204

 Setor de Empreendedorismo – pre.critt@gmail.com

Critt

com.critt@ufjf.edu.br