Mirella Nazareth Moura propõe ferramenta inédita para avaliar a condição ambiental das nascentes (Foto: Arquivo pessoal)

A ex-aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Mirella Nazareth de Moura, teve sua dissertação “Qualidade ambiental de nascentes: proposta metodológica” indicada como finalista ao 6º Prêmio Professor Aziz Nacib Ab’saber, da União de Geomorfologia Brasileira (UGB). O trabalho propõe uma ferramenta para avaliar a condição ambiental das nascentes e tem orientação do professor Miguel Fernandes Felippe

Foi ainda na graduação, por meio de bolsas de iniciação científica e projetos de extensão, que o interesse por estudar nascentes surgiu em Mirella. Em 2017, quando entrou para o mestrado, a pesquisadora decidiu unir planejamento ambiental e nascentes em uma só temática. “A meu ver, a melhor forma de colaborar com o planejamento ambiental de nascentes seria propondo uma ferramenta para avaliar a qualidade ambiental delas. Para isso foi elaborado um índice de qualidade ambiental, visto que esse instrumento possui grande valor metodológico”, explica.

Para desenvolver a ferramenta, foi utilizado o método Delphi, que consiste em uma consulta de um painel de especialistas para temas de difícil consenso. Segundo Mirella, a dissertação teve três grandes desafios: o primeiro foi absorver toda a carga teórico epistemológica; o segundo, integrar estatisticamente os parâmetros escolhidos pelos especialistas; e, por fim, o fator tempo. “Esses processos me tomaram muito tempo e eu ainda tinha, concomitante à escrita da dissertação, que fazer os trabalhos de campo nas 30 nascentes do campus da UFJF para testar a aplicabilidade do índice.”

Da esquerda para a direita, professor Celso Bandeira de Melo Ribeiro, a então mestranda Mirella Nazareth Moura, professor orientador Miguel Fernandes Felippe, e professor Antônio Pereira Magalhães Júnior (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o orientador, Miguel Fernandes Felippe, a dissertação de Mirella cria um método importante para o estudo e preservação de nascentes. “Mesmo nos dias de hoje se conhece muito pouco sobre as nascentes, nenhum grupo de pesquisa do mundo ainda conseguiu chegar em uma metodologia consistente aplicada com respaldo acadêmico para a avaliação ambiental de nascentes. O trabalho dela dá um passo importante nesse sentido. O principal desafio é superar a ideia de que a nascente é só água, mas um sistema complexo de interação entre vegetação, solo, água, relevo, animais e sociedade.”

Prêmio
O prêmio Professor Aziz Nacib Ab’Saber é concedido a cada dois anos no Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo), organizado pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB). São escolhidas as melhores teses e dissertações que envolvem a geomorfologia. A edição deste ano seria realizada na UFJF, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado para maio de 2021. Entretanto, ainda não se sabe se continuará na data prevista ou se haverá mudanças. 

Inspiração
A primeira edição do Prêmio foi em 2010 e teve como ganhador o professor Miguel Fernandes Felippe, que também concorreu com sua dissertação que envolvia o estudos de nascentes. Segundo Mirella, ele foi o grande incentivador em sua trajetória de estudos na área. “Em 2013, ainda na graduação, fiz o processo seletivo de iniciação científica para trabalhar com nascentes junto com o professor. Desde então, eu e ele sempre caminhamos juntos na minha jornada acadêmica.”

A indicação ao prêmio sempre foi um desejo de Mirella. “Vi o prêmio pendurado na sala do meu orientador e achei incrível aquele reconhecimento. Conquistar um prêmio como esse é de suma importância, não apenas para a realização pessoal e acadêmica, mas principalmente porque corrobora, e muito, com o avanço nos estudos de nascentes. Minha pesquisa irá ajudar a combater a escassez de pesquisas e ainda auxiliar os envolvidos com a gestão e planejamento ambiental, fornecendo uma nova ferramenta e uma nova técnica de avaliação ambiental”.

Já para Felippe, ter uma orientanda indicada em um prêmio como este representa que o trabalho realizado na Universidade tem dado frutos. “O prêmio foi tão importante para mim que continuei trabalhando com nascentes no doutorado e também na minha carreira de professor. Fico muito orgulhoso do trabalho que eu tenho realizado na UFJF. A indicação da Mirella é um grande estímulo para continuar trabalhando engajado com meus alunos com o objetivo de vê-los crescer e fazer a diferença na sociedade.

Outras informações
Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo)