Dois filmes realizados por alunas do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram premiados no Festival de Cinema Regional Primeiro Plano. Os filmes, “Nó no Couro”, de Mariana Martins, e “Vida Dentro de um Melão”, de Helena Frade, foram produzidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para a graduação de Cinema e Audiovisual.

“Nó no Couro” conquistou o prêmio Incentivo Primeiro Plano, no valor de R$ 9 mil. Essa verba será utilizada na produção de um novo curta, que será exibido na abertura da edição de 2021 do festival. Já Helena, com o curta “Vida Dentro de um Melão”, recebeu o prêmio Luzes da Cidade, que oferece R$ 1 mil ao melhor filme escolhido por um júri composto por realizadores da Mostra Nacional. 

De acordo com Mariana, a produtora de “Nós de Couro”, receber o prêmio de Incentivo foi uma etapa importante do processo de cura pelo qual passou – após sofrer atos de racismo e injúria racial – que a motivou a contar sua história, “me senti extremamente acolhida. Poder produzir um novo filme, com todos os recursos financeiros e técnicos oferecidos pelo festival, é um presente inimaginável para continuar resistindo, e junto com a minha equipe, florescer”.

O coordenador do curso de Cinema, Christian Pelegrini, afirma que o suporte dado pelo curso deu subsídio para que as alunas, que hoje participam do programa de pós graduação, escolhessem como expressar suas ideias e suas falas. “Foram TCCs primorosos, construídos a partir de muito estudo sobre cinema e audiovisual feito em nossas salas de aula, com acompanhamento e dedicação de nossos professores. E todo esse processo só contribuiu para que o talento da Mariana e da Helena ganhassem forma. O mérito é todo delas, pelas capacidades pessoais e por terem aproveitado bem o que o curso de Cinema e Audiovisual do IAD ofereceu ao longo das suas jornadas.”

Ressalta, ainda, a excelência do curso, que recebeu conceito máximo na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). “Apenas o nosso curso e o da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), que é uma instituição privada em São Paulo, tem a nota 5.”

Mariana afirma que a diversidade de perspectivas práticas e teóricas dos professores fazem com que o curso, não apenas tenha uma visão mais ampla de mercado, mas também um raciocínio crítico que agrega no desempenho da sensibilidade e poética. Para Helena, a Universidade é um espaço fundamental para o desenvolvimento dos primeiros trabalhos. “É um lugar de experimentação, aprendizado, erro e movimento, o que nos prepara até certo ponto para o mercado cinematográfico.” 

“Nó no Couro”

“Nó no Couro” é um curta documental realizado com orientação do professor do IAD, Felipe Muanis. O filme  se apresenta por meio da história pessoal de Mariana atravessada por questões raciais, mesclando imagens de arquivo, arcos ficcionais, imagens de videogame e artes gráficas. Além do Festival Primeiro Plano, o curta também foi selecionado para a 4º Mostra de Cinema Negro de Pelotas

Para Mariana, a produção do filme foi uma oportunidade de mesclar as linguagens que a interessa no audiovisual. “O filme é um documentário em primeira pessoa, no qual dou o testemunho de como o racismo perpassou meus últimos anos, tanto no meu círculo de amizades, quanto na minha autoestima. E, também, em relação ao caso judicial por injúria racial que eu passei na cidade com um conselheiro tutelar da época. Eu acho que foi uma boa oportunidade de pegar toda aquela inquietação, estresse meio pós traumático, angústia, e botar pra fora em algo artístico, contando com a atuação profissional e pessoal dos meus amigos que formaram a equipe comigo.” 

“Vida dentro de um Melão” 

O curta que já esteve presente em festivais internacionais, foi realizado com a orientação da professora do IAD, Alessandra Brum, e ilustra reminiscências da infância de Helena, apresentando o cotidiano no espaço doméstico em que vivia com sua família. O filme traz um misto de animação com imagens de arquivo. “Vida dentro de um Melão” foi exibido em festivais na Paraíba, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e  em Bangladesh.

De acordo com Helena, em certa medida, a narrativa flutua no intervalo entre invenção e memória, ficção e documentário. Produzido com o suporte técnico da Universidade, o curta-metragem é composto por uma animação de aspecto artesanal que foi rodada no Estúdio Almeida Fleming (bacharelado em Cinema/IAD/UFJF)

“‘Vida Dentro de Um Melão’ parte muito dessa proposta de fabulação sobre algumas memórias, da necessidade de me conectar com um cinema de invenção. Tentei mirar uma realização possível, ao assumir e incorporar o tosco e o precário, propondo também uma subversão destes códigos, ao usar essas estratégias como força estética. É um pouco por isso que o filme assume umas estranhezas, através de uma estética cuidadosamente artesanal, desde a dublagem imitando a voz de meus familiares com bordões um tanto quanto caricatos, até a despreocupação por mostrar os fios de nylon que movimentam os personagens.” 

Confira Nó no Couro”

Confira Vida dentro de um Melão”