Animação artesanal feita em estúdio pela equipe do curta (Foto: divulgação/Instagram)

“Da nossa memória fabulamos nóis mesmos.” É dessa cartela, retirada do filme de Adirley Queirós, que a aluna do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Helena Frade se norteou para escrever e dirigir o filme “Vida Dentro de um Melão”. A narrativa apresenta fragmentos do cotidiano no espaço familiar de Helena, flutuando nos intervalos da ficção e documentário, ao contar memórias da infância da diretora no espaço doméstico em que vivia com sua avó, mãe, pai, irmã e gatinha. Até o momento, o curta já foi selecionado para participar de diversos festivais nacionais e internacionais, sendo bem recepcionado.  

A próxima exibição do filme será no 4ºCineBaru, Minas Gerais, que este ano acontecerá de forma on-line e gratuita. O curta-metragem está participando da Mostra Competitiva Regional e ficará disponível no site do festival entre os dias 23 a 27 de setembro. Em novembro, ele será exibido no 15º Festival ComuniCurtas, Paraíba, e no 10º Circuito Penedo de Cinema/10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas

“Vida Dentro de um Melão”, foi realizado por Helena Frade como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no bacharelado em Cinema pela UFJF, sob a orientação da professora Alessandra Brum. Toda a equipe foi composta por alunas do curso de Cinema, mas também estudantes dos cursos de Moda, Artes Visuais, Design e do Bacharelado Interdisciplinar. 

O coordenador do curso de Cinema e Audiovisual do IAD, Christian Pelegrini, afirma que a boa recepção do filme nos festivais ressalta a qualidade da formação que é oferecida no Instituto de Artes e Design. “Os festivais são um importante circuito exibidor. É um espaço de trocas e fluxos culturais, onde muita gente está assistindo e debatendo questões ligadas à identidade e a própria cultura. E também permite que todas as alunas e ex-alunas possam vivenciar uma experiência rara, como um filme feito com essas técnicas de animação e ampliar um pouco mais seu repertório profissional”.  

Produzido com o suporte técnico da Universidade, o curta-metragem é composto por uma animação de aspecto artesanal que foi rodada no Estúdio Almeida Fleming (bacharelado em Cinema/IAD/UFJF). Helena Frade, afirma que escreveu a primeira versão do roteiro no ano de 2018, porém a produção de fato veio acontecer em junho do ano seguinte. “Em 2019 passamos por seis meses de pré-produção, focados principalmente no desenvolvimento da arte da animação e também nas concepções de luz e fotografia. A animação no estúdio foi rodada em cinco dias, por fim, tivemos cerca de três meses de pós-produção, momento em que trabalhamos a montagem, a edição e o som do filme”.

Desde a adolescência, Helena filmava e fotografava a família com certa regularidade, foi ao revisitar estas imagens que resolveu fazer um filme. Por meio de uma linguagem híbrida que envolve animação e imagens de arquivo, ela buscou recriar algumas reminiscências, de forma lúdica, e embaralhar o documentário com a ficção e fantasia. “Me interessei principalmente pelas possibilidades de deslocamentos da vida cotidiana e pelo uso de imagens e memórias existentes na construção de outros tempos e significados, na medida em que, em determinado momento da história, estes personagens recebem asas e bicos e se transformam em uma família de passarinhos.”

“Vida Dentro de um Melão” recebeu esse título devido ao conto que inspirou parte do curta-metragem, “Vida em um Morango”. O filme foi pensado a partir de memórias vividas na casa de infância de Helena, em Cataguases, interior de Minas Gerais. “Em determinado momento, essa casa foi pintada de amarelo e me lembrava a cor de um melão”, explica a cineasta. 

De acordo com Christian Plegrini é justamente o caráter universal do filme de Helena que o fez ser tão bem recebido no Brasil e exterior. “Por um lado, o filme é tecnicamente primoroso. Imagens belas sempre impressionam muito e o filme faz isso logo de cara. Mas o que me parece ser o maior mérito do filme é tratar de forma muito sensível aspectos que fazem parte da vida de qualquer pessoa. É como se o filme retratasse a vida em família de alguém daqui do Brasil. Ou da Rússia. Ou da Tailândia. Essa capacidade de falar de experiências universais têm uma força tremenda. E o filme da Helena tem muito disso. É a máxima do Tolstói, “Fale de sua aldeia e estará falando do mundo”. 

Segundo Helena, a Universidade é um espaço fundamental para o desenvolvimento da experimentação e aprendizado que prepara para o mercado cinematográfico. A disponibilização de equipamentos profissionais de filmagem e edição por uma Universidade pública é de extrema importância. No entanto, ao sair para o mercado de trabalho, muitos enfrentam barreiras para continuar produzindo, pois dependem do dinheiro público para realizar os próximos filmes. “Fazer cinema universitário e de baixo orçamento é um desafio, mas ele se torna mais possível quando recebemos o suporte da universidade pública e das pessoas dispostas a se envolver e abraçar nossas ideias. Apesar dos pesares, é importante que estejamos realizando com criatividade, curiosidade e afeto, também em defesa da educação e da arte, para que a gente possa caminhar no sentido de um audiovisual plural, diverso e coletivo, e em direção à democratização do fazer e pensar as imagens”.

Lista dos Festivais no qual o filme “Vida Dentro de Um Melão” foi exibido:

3º Festival de Cinema de Rua de Remígio (Paraíba); 

15º Festival Taguatinga de Cinema (Distrito Federal);

12th International Inter-University Short Film Festival (IIUSFF) (Bangladesh);

4º Festival Ecrã (Rio de Janeiro);

2º Festival de Cinema no Meio do Mundo – FESTCIMM Garanhuns (Pernambuco);

4º CineBaru (seleção oficial/setembro de 2020);

15º Festival ComuniCurtas (Paraíba, seleção oficial/novembro de 2020);

O filme foi agraciado com os seguintes prêmios:

Prêmio Seu Zé (Festival de Cinema de Rua de Remígio);

Prêmio de Melhor Direção de Arte (Festival de Cinema de Rua de Remígio);

Prêmio ComuniCurtas 15 anos (Festival de Cinema no Meio do Mundo);

Prêmio de Melhor Som (FESTCIMM);

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (FESTCIMM);

Prêmio de Melhor Direção de Arte (FESTCIMM);

Menção Honrosa – ACCiRN – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (FESTCIMM);

Ficha técnica:

Roteiro, Direção e Montagem: Helena Frade | Som: Stella Maria Flor e Pedro Baapz | Produção: Mariana Martins | Direção de Fotografia: Caroline Netto | Direção de Arte e Animação 2D: Ana Paula Romero | Iluminação: Marina Polidoro e João Pedro Oct | Colorista: Caio Deziderio | Figurino: Daniela Oliveira | Assistente de figurino: Isadora Martins | Still e Making of: Paula Duarte | Assistente de produção e assistente de som: Amanda Gardillari | Assistentes de direção: Érica Marques, Ariel Cristian e Thaís Milena | Assistentes de Arte: Lucas Soares, Laura Helena Amorim e Giovanni Viruez | Assistente de Fotografia: Mariana Stolf | Manipulação dos personagens: Renan Barizon e Ana Rita Silva | Cartaz: Ana Rita Silva | Tradução para o inglês: Luisa Frade e Nicolas Pires | Estrutura dos personagens: Letícia Romero

 

Mais informações: Instagram @vidadentrode1melao