O Fórum de Sustentabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no último dia 27, sua primeira reunião ordinária. Devido à pandemia de Covi-19, a iniciativa foi realizada de maneira remota, pela internet. O objetivo foi a apresentação dos membros que compõem o grupo, com o intuito de que o órgão possa iniciar seus trabalhos.

O Fórum de Sustentabilidade é uma instância permanente da comunidade universitária da UFJF, de caráter representativo, com funções consultivas e de assessoramento ao Conselho Superior e à Administração Superior da Universidade na área de sustentabilidade institucional. O órgão, criado em setembro de 2019, pretende orientar todas as propostas relativas à sustentabilidade institucional quanto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sabemos que os objetivos de desenvolvimento sustentável englobam ações de cunho social, econômico e ambiental sob os seus mais variados aspectos e, portanto, a gama de ações e suas amplitudes exigem, na maioria das vezes, mudanças de hábitos e de paradigmas estabelecidos pela sociedade em geral. Isso torna nosso trabalho não só importante, mas imprescindível para que a universidade possa estabelecer um novo patamar, mostrando que, através da educação, integração de habilidades e competências, diversidades e pluralidades de caminhos e pensamentos podemos alcançar nossas metas”, ressalta a coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara,

O Fórum é composto por quatro representantes dos estudantes da UFJF, regularmente matriculados, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes; quatro representantes dos técnico-administrativos em atividade, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes; quatro representantes dos docentes em atividade, eleitos pelos pares, sendo dois titulares e dois suplentes; dois representantes da Administração Superior, sendo titular o coordenador de Sustentabilidade da UFJF e o outro suplente; dois representantes do Conselho Superior da Universidade, sendo um titular e outro suplente; além da secretária do Fórum, indicada pela reitoria.

A próxima reunião do órgão será marcada ainda em dezembro para definir a Comissão Executiva do Fórum, composta por um coordenador executivo e mais dois secretários. “Além disso, precisamos definir pautas a curto, médio e longo prazo e o cronograma das reuniões para 2021”, finaliza Rosana.