Fórum tem o objetivo de envolver os diversos setores da Universidade na ampliação de ações sustentáveis (Foto: Twin Alvarenga)

O evento UFJF Sustentável reuniu alunos, professores e técnicos-administrativos (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para discutir, conhecer e integrar as ações em prol da sustentabilidade desenvolvidas na instituição. A programação ocorreu nas últimos dias 28 e 29, no Anfiteatro das pró-Reitorias, com apresentações de experiências sustentáveis, palestra e uma reunião para criação do Fórum de Sustentabilidade da UFJF.

A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29, e contou com a presença de docentes, discentes e TAEs. De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, professora Rosana Colombara, a proposta foi ser uma discussão democrática e aberta a todos os interessados em implementar e participar do Fórum de Sustentabilidade.

O objetivo do Fórum, segundo Rosana, é envolver os diversos setores da Universidade na ampliação de ações sustentáveis. “A ideia é reunir o máximo de pessoas interessadas em fazer esse trabalho para discutir as políticas de sustentabilidade da Universidade, a fim de ampliar nossa estrutura de atuação”. Segundo a professora, é importante se organizar de forma coletiva na busca por resultados positivos. “Quando a gente faz um evento desse porte e conhece tantas pessoas que apoiam e têm interesse em integrar esse trabalho, a gente fica fortalecido”.

Na ocasião, foi formada a primeira comissão do Fórum de Sustentabilidade composta por TAEs, professores e alunos de diversos cursos, que nas próximas semanas vai discutir e definir o formato final, o regimento e os planejamentos de ações futuras. A proposta inicial, de acordo com Rosana, é se organizar internamente para, no próximo ano, dar início às atividades.  “Nossa intenção é que no começo do ano letivo de 2019 a gente consiga realizar a primeira reunião do Fórum”.

Outras informações: (32) 2102-6377 –  Coordenação de Sustentabilidade