Doações foram entregues nesta quinta, 26. (Foto: Pedro Hiago)

As ações do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) na luta contra a pandemia de Covid-19 continuam na cidade. Nesta quinta, 26, o Programa Covid Zero entregou mais de 70 litros de água sanitária, desinfetante, cloro e detergente à Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF).

Para o diretor-geral da UFJF-GV, a escolha da instituição recebedora das doações se deu pela importância do trabalho prestado. “Se trata de uma instituição filantrópica com elevada relevância social. Dessa forma, o Campus GV mantém seu papel social com ações educativas e ao mesmo tempo conta com a solidariedade dos parceiros e o trabalho voluntário dos estudantes”, destacou Peterson Andrade. Os produtos foram doados pela Ecoville, indústria e varejo de produtos de limpeza. De acordo com Peterson, a rede de apoio é fundamental para o desenvolvimento de pessoas, instituições e sociedade em geral: “precisamos manter essa força tarefa para o combate à pandemia, mas também para ajudarmos quem oferece suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Doações são importantes durante todo o ano, mas em meio a um cenário mundial de combate ao novo coronavírus, a chegada de itens de limpeza em uma instituição sem fins lucrativos ganha ainda mais importância, como destaca a coordenadora administrativa da ADQF, Daniele Carvalho: “Veio em boa hora, porque as doações diminuíram. Estamos com um protocolo específico de prevenção, e os materiais de limpeza vão colaborar para que a gente previna a contaminação”.

Integrantes da ADQF no encerramento da Gincana Solidária, em 2019. (Foto: Ivan Bretas)

Vale lembrar que a parceria da UFJF-GV com a ADQF já existia em tempos de contato social, antes da pandemia. Em 2019, por exemplo, integrantes da Associação participaram do encerramento da Gincana Solidária da Universidade, promoveram apresentações musicais, e dividiram as arrecadações daquela edição. Na ocasião, foram doados cerca de 850 quilos de alimentos e mais de 400 itens de limpeza para a ADQF e outras duas instituições da cidade.