Calouros e veteranos se reuniram para encerrar competição. (Foto: Ivan Bretas)

Diversão, integração e assistência social deram o tom da noite desta quinta, 15, encerramento da 11ª Gincana Solidária da UFJF-GV. A competição, realizada semestralmente no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, arrecadou cerca de 850 quilos de alimentos e mais de 400 itens de limpeza, que foram doados a três instituições filantrópicas da cidade: Creche Madre Tereza de Calcutá, Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Família (ADQF), e Associação Santa Luzia.

Arrecadação de alimentos ultrapassou a marca de 800kg. (Foto: Ivan Bretas)

As equipes, formadas por estudantes do campus avançado, percorreram estabelecimentos e domicílios de GV durante as duas últimas semanas, período em que aconteceu a campanha de arrecadação. Além de alimentos e materiais de limpeza, calouras e calouros contabilizaram doações de sangue e cadastros de medula óssea junto ao Hemominas da cidade.

Estudantes competiram no cabo de guerra. (Foto: Ivan Bretas)

As atividades de encerramento da Gincana tiveram início na última quarta, 14, quando a quadra do RU foi tomada pelas equipes na Noite dos Jogos. Em um clima de muita alegria e integração, os jovens participaram de jogos como provas de queimada, quiz e corrida de saco. A diversão continuou nesta quinta, com o cabo de guerra e as apresentações artísticas das equipes, que antecederam a contagem das arrecadações. Cada uma dessas atividades contava pontos para as equipes.

Coral da ADQF se apresentou na noite de encerramento. (Foto: Ivan Bretas)

Quem também embalou a noite de encerramento da competição com muita música foi a equipe do coral da ADQF. Integrantes da instituição apresentaram músicas variadas e colaboraram na integração das equipes e convidados.

Prêmios e solidariedade

Representantes das instituições beneficiadas agradeceram pela ajuda. (Foto: Ivan Bretas)

Além do caráter filantrópico da Gincana, as equipes participantes se mobilizaram em busca do primeiro prêmio: uma visita ao parque botânico da Aliança Energia, em Aimorés, no próximo dia 21. Com 2061 pontos, a Equipe 2 conquistou o primeiro lugar na competição. Estudantes do primeiro período dos cursos de Direito, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia destacaram a satisfação em colaborar com organizações de caridade da cidade: “a experiência foi muito satisfatória, não só pela vitória na Gincana, mas pela oportunidade de ajudar as instituições. Isso foi um grande incentivo para a equipe”, comentou a estudante do primeiro período de Nutrição, Ana Helena Ferreira.

Competição promove solidariedade e união. (Foto: Ivan Bretas)

A discente, líder da equipe vencedora, destacou também as oportunidades de integração advindas da Gincana, pois “os calouros que não se conheciam acabaram se enturmando, e também conhecemos veteranos, ou seja, foi um momento tanto de aprendizado como de solidariedade e integração”, finalizou.

A equipe 1, formada pelos estudantes do primeiro período de Administração, Ciências Econômicas, Farmácia e Medicina teve, também, papel importante na arrecadação de doações para a Gincana. Com 1547 pontos, foram conquistadas 14 doações de sangue para o Hemominas, além de dois cadastros de medula óssea e quase 400 quilos de alimentos para as instituições beneficiadas.

Mais do que prêmios para os vencedores, a Gincana oferece um presente ainda maior aos que arrecadam alimentos e aos que os recebem: a gratidão. Com as doações deste semestre, a Gincana Solidária chega à marca de nove toneladas de alimentos arrecadados, além de 11 mil itens de limpeza em todas as suas edições. Em cinco anos de competição, a gincana também conquistou mais de 380 doações de sangue e cerca de 200 cadastros de medula óssea.