O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta sexta-feira, 27, e debateu importantes questões para a comunidade acadêmica. Entre as decisões, o Conselho aprovou a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas até o dia 23 de março de 2021 nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. A aprovação segue recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus (SarsCov-2) da UFJF.

A reunião contou com a participação de membros do Comitê que apresentaram números da Covid-19 em Juiz de Fora e em Governador Valadares. O membro do Grupo de Modelagem Epidemiológica da Covid-19, Fernando Colugnati, mostrou aumento na incidência de casos em Juiz de Fora, considerando que patamar da doença na cidade está alto. Ele explicou que os números apontam para uma situação de estabilidade ou crescimento do vírus na microrregião de Juiz de Fora e que há uma tendência para que toda a macrorregião do município caminhe para a onda vermelha do Programa Minas Consciente.

Colugnati explicou que a taxa de transmissão na cidade está em 1,17, o que significa que cada 100 infectados transmitem o vírus para outras 117 pessoas. A taxa preconizada pelo Ministério da Saúde é de 1. O professor também mostrou dados do Google que apontam ocorrência de aglomerações em pontos de ônibus, chegando ao dobro do patamar anterior à pandemia.

A ocupação dos leitos também é motivo de preocupação, segundo Colugnati. O número de leitos de Enfermaria ocupados dobrou em três semanas e também foi possível identificar uma mudança no perfil dos contaminados. As classes sociais médias que antes conseguiam se isolar no início da pandemia estão se contaminando.

Situação em Governador Valadares

A professora do Departamento de Ciências Básicas da Vida de Governador Valadares, Alexandra Araújo, que compõe o comitê municipal de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade, apresentou dados dos boletins informativos diários da Secretaria Municipal de Saúde local que também mostram aumento na incidência de casos no município.

A cidade tem índices superiores aos registrados no Estado de Minas Gerais e do Brasil, figurando atualmente na onda vermelha do Programa Minas Consciente. A previsão é de que haja um novo pico da doença semelhante ao ocorrido em julho. Os indicadores mostram piora da situação epidemiológica na cidade na última semana e a taxa de transmissão da doença está em 1,2, maior do que em Juiz de Fora. Alexandra acredita que as medidas de flexibilização que levaram a cidade a entrar na onda verde nos primeiros meses da pandemia causaram o aumento da ocupação de leitos de UTI em Governador Valadares.

Medicamentos e imunização

O médico do Hospital Universitário (HU) e membro do comitê, Rodrigo Souza, fez um relato sobre a vivência nos hospitais, destacando que a ocupação dos leitos tem sido maior no setor privado. Ele acrescentou que ainda não há droga no Brasil com eficácia comprovado no combate ao novo coronavírus e que não há expectativa para aprovação de medicamentos específicos para a Covid-19. Em relação à imunização, Souza mencionou as vacinas que estão em fase de testes, considerando que não há perspectiva de vacinação rápida no Brasil.

O reitor Marcus David considerou que os esclarecimentos cumprem uma demanda do Consu de informações adicionais sobre a pandemia a fim de auxiliar nas decisões do conselho.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrére, questionou se as informações pretadas podem influenciar deliberações já feitas pelo Conselho Superior. O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Flávio Sereno, propôs a reflexão sobre o cenário epidemiológico nas cidades e se seria necessário reconsiderar decisões tomadas pelo conselho.

A vice-reitora Girlene Alves explicou que o Comitê trabalha podendo alterar recomendações a qualquer momento e que todas elas serão encaminhadas para apreciação do Conselho Superior. Após os esclarecimentos, a matéria foi votada e aprovada por unanimidade.

Indeferimento de matrícula

O segundo ponto da pauta foi a votação de um recurso de indeferimento de matrícula apresentado por uma candidata a ingresso na UFJF que teve sua matrícula negada em virtude de não ter sido considerada apta para ocupar vaga em cota para pessoas pretas, pardas e indégenas. O relato foi feito pelo pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, que votou pela manutenção do indeferimento, uma vez que a candidata não apresentou documentos que comprovassem direito à vaga. O indeferimento foi aprovado por maioria.

Prorrogação do PDI

Na sequência, foi discutida a necessidade de prorrogação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF. O documento teria validade até dezembro de 2020, porém em virtude do cenário de emergência em saúde pública de importância nacional, a programação prevista para elaboração do novo PDI não pode ser executada.

A proposta de prorrogação até o dia 31 de dezembro de 2021 foi apresentada pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé. Ele explicou que a expectativa é desenvolver o PDI no próximo ano, cumprindo um cronograma que se inicia em abril e finaliza em outubro, com ampla discussão com a comunidade acadêmica, a fim de apresentar o documento ao Consu em dezembro de 2021, para aprovação.

Durante a discussão, o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silva Silvério , questionou se o planejamento também seria aprovado pelo Consu, em vez de apenas o documento final. Condé respondeu, afirmando que a metodologia será encaminhada ao Conselho para aprovação.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, Eduardo Barrére, apoiou a decisão da Administração Superior e elogiou a condução do processo com a participação da comunidade acadêmica.

Após a discussão, a prorrogação do PDI foi aprovada por maioria.

Estágios em licenciatura

A pauta seguinte tratou da alteração na Resolução 33/2020 do Consu, ajustando o texto para que mais estudantes do curso de licenciatura possam desenvolver atividades obrigatórias de estágio em sistema de ensino remoto emergencial. Com a mudança, estudantes de licenciaturas com 80% da carga horária total do curso integralizada ou em condição de colar grau poderão realizar estágios de forma remota.

Plano de Auditoria Interna

Seguindo a ordem do dia, foram discutidas a avaliação e aprovação do Plano Anual de Auditoria Interna da UFJF. A votação é uma obrigação legal da Universidade. Para explicar o plano foi convidado o auditor-geral da UFJF, José Alexandre da Silva. Após sua apresentação, o relator do processo, Eduardo Condé, fez a leitura do parecer, votando pela aprovação do plano. Já em regime de votação, a pauta foi aprovada por maioria.

Bolsas de gestão no João XXIII

Finalizando a reunião, foi discutida a minuta de resolução que trata da proposta de implementação de bolsas para atuação na gestão acadêmica do Colégio de Aplicação João XXIII. O relator foi o diretor da Faculdade de Educação, Álvaro Quelhas.

Quelhas explicou a função da resolução, informando que o processo propõe um programa de incentivo ao ensino a ser aplicado no colégio. Ele votou favoravelmente à aprovação da minuta.

Em discussão, a diretora do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete Verbena, fez uma relato sobre a importância da aprovação da minuta para a escola. Os pró-reitores Cassiano Amorim e Ana Lívia Coimbra também destacaram a relevância do projeto.

A votação terminou com a resolução aprovada por maioria.