No mês da Consciência Negra, o projeto Vamos Ler! do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) celebra as obras de escritores afro-latinos que trazem em suas produções o resgate da história de resistência e força dos escravizados.

São autores que construíram um importante legado cultural e que enfrentaram o desafio de superar o racismo estrutural também existente na literatura da América Latina. “É importante destacarmos este tema para memorarmos a riquíssima cultura afro-latina, toda história de resistência e todas as conquistas dos povos afro-latinos, visando combater o preconceito e o racismo estrutural”, destacou Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV e uma das idealizadoras do projeto.

Após intensa pesquisa, Aline e a produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho, elaboraram uma lista que contempla obras do brasileiro Abdias Nascimento, da peruana Victoria Santa Cruz, da uruguaia Virgínia Brindis de Salas, do colombiano Manuel Zapata Olivella e da cubana Teresa Cárdenas. “Infelizmente existe o racismo estrutural em todas as suas esferas e no campo da literatura não seria diferente. Um exemplo clássico aconteceu com um dos maiores autores brasileiros, Machado de Assis que por muito tempo foi retratado como branco, sendo um escritor negro. Na produção do Vamos Ler! percebemos como é difícil mapear nomes e identificar as histórias de artistas afro-latinos”, ressaltou Aline.

A bibliotecária afirma, no entanto, que o trabalho realizado por diferentes instituições e movimentos sociais tem sido importante para mudar este cenário. “Temos uma crescente valorização da produção de escritores negros, principalmente entre os jovens. No Brasil, por exemplo, as produções de escritoras como Conceição Evaristo e Rayane Leão, já ficam em destaque nas livrarias, graças a grande valorização ao trabalho artístico delas”.

A edição de número 17 do Vamos Ler!, disponível aqui,  faz parte da programação da III Semana da Consciência Negra da UFJF realizada virtualmente em parceria pelo Programa de Extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra e pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf).

“Vamos Ler!” digital

Tradicionalmente o “Vamos Ler!”  disponibiliza os textos nos ônibus e restaurantes universitários do campus. Contudo, em razão da pandemia do novo coronavírus, esta edição estará disponível apenas no site do projeto.

Para sugestões e mais informações sobre o projeto, entre contato pelo e-mail (projeto.vamosler.gv@ufjf.edu.br).