A Faculdade de Medicina, em parceria com a Atenção Primária à Saúde (APS) da Prefeitura de Juiz de Fora, e com o Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (PGMC/UFJF) desenvolve sistema de monitoramento e rastreio de pacientes sintomáticos de Covid-19. O serviço é realizado por meio de uma adaptação do sistema “Busco-saúde”, que nasceu da ação conjunta entre Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), PGMC/UFJF, Nvoip e Automaway,  e já está em andamento há 30 dias na cidade.

A importância de atender o telefone

“Uma vez notificado, o paciente entra no sistema, a partir daí, receberá uma ligação telefônica para celular ou telefone fixo de um profissional de saúde da UFJF devidamente identificado para monitorar e rastrear o suspeito”, explica Sandra Tibiriça, professora da Faculdade de Medicina (FAMED/UFJF) e uma das coordenadoras do projeto. Com o aumento de casos em Juiz de Fora, o grupo de docentes e estudantes envolvidos priorizam o monitoramento de áreas centrais da cidade. De acordo com o 24° Perfil Epidemiológico da Prefeitura, divulgado nesta terça, 18, o centro da cidade registra 528 casos confirmados de Covid-19, liderando a lista de casos por bairros.

“O serviço é gratuito, é importante que as pessoas atendam o telefone para evitar idas desnecessárias a serviços de saúde”, Sandra Tibiriça

De acordo com Sandra, o rastreamento de contato é a base da contenção de doenças transmissíveis e, para isso, envolve a identificação, quarentena e monitoramento de contatos de pessoas sintomáticas e infectadas. “Trata-se de um trabalho da maior importância para informar a população, esclarecer dúvidas e dar orientações principalmente nos casos em que haja sinais de alerta de piora da doença”, explica. A professora ainda destaca que o serviço é gratuito e que é importante que as pessoas atendam o telefone para que idas desnecessárias a serviços de saúde possam ser evitadas. Além disso, o serviço permite que a evolução dos casos de agravamento possa ser monitorada.

O sistema 

O sistema de monitoramento e rastreio é uma nova adaptação do sistema Busco-Saúde, utilizado no Disque-Coronavírus – serviço da Prefeitura de Juiz de Fora para atendimento a moradores da cidade que orienta os usuários a como proceder em caso de suspeita da doença. “Como a Prefeitura não dispunha de um corpo técnico grande o suficiente para atender a crescente demanda no município, estudantes do internato da FAMED/UFJF estão fazendo o monitoramento através dessa plataforma”, esclarece Priscila Capriles, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e uma das coordenadoras do projeto. “Nós adaptamos a plataforma para essa demanda e junto com a FAMED/UFJF treinamos os alunos e professores a como utilizar a plataforma e o sistema. O pessoal da APS envia os dados e a orientação de quais regiões devem ser privilegiadas em cada instante do monitoramento”, aponta.

Alta de casos na cidade

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Juiz de Fora registrou o segundo maior número de casos confirmados em sete dias na semana do dia 9 a 15 de novembro, com 590 novos casos. No último sábado, 14, a cidade regressou à “Onda Amarela” do programa estadual “Minas Consciente”. “Considerando a alta taxa de infecção do SARS-CoV-2, o monitoramento de sintomáticos, principalmente daqueles em grupo de risco, deve ser priorizado”, alerta Sandra. 

Contatos:

Disque-coronavírus: (32) 3512-0768

Plataforma Busco-Saúde

Outras informações:

Serviço de atendimento Disque-coronavírus