O serviço de atendimento inclui o Disque-coronavírus (32-3512-0768) e a plataforma Busco-saúde.

Esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, esse é o objetivo dos sistemas Disque-coronavírus e Busco-Saúde, serviços de atendimento a moradores da cidade que orientam os usuários a como proceder em caso de suspeita da doença. O atendimento, realizado pelo telefone (32) 3512-0768 ou pelo siteé gratuito e também esclarece questões sobre a comorbidade àqueles que não estão doentes. O serviço desenvolvido por meio de uma parceria da UFJF com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, empresa privada e startups está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com a pesquisadora do programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF, Priscila Capriles, que integra a coordenação do projeto, a Universidade participou de toda a integração dos sistemas até a capacitação e treinamento dos profissionais de saúde para a utilização da plataforma. “O Disque-coronavírus já existia, mas não havia o encaminhamento para o profissional de saúde ao final do autodiagnóstico. Ele foi integrado à plataforma Busco-Saúde formando, assim, um sistema único para o estabelecimento de um call center com esses profissionais na cidade”, relata.

A médica infectologista do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Juiz de Fora, Sônia Rodrigues, afirma que o serviço ajuda a reduzir o atendimento hospitalar sem necessidade, evitando uma exposição desnecessária a alguma infecção. “As pessoas ainda estão muito inseguras com relação à doença, pois ela é nova e as dúvidas precisam ser esclarecidas. Percebemos que algumas pessoas estão procurando atendimentos de saúde com sintomas muito pequenos e, às vezes, sem sintomas, mas querendo esclarecimentos ou na tentativa de conseguir fazer o exame específico. Isso acontece, exatamente, porque elas estão inseguras. Se saírem de casa, elas correm o risco de se infectar, na medida em que ficam circulando”.

Pelo serviço remoto o cidadão é recepcionado por um atendente virtual. Desta forma, é possível fazer um auto diagnóstico para verificar se o caso se encaixa como suspeito da doença. Caso indique a possibilidade de se estar acometido, o usuário é redirecionado para um dos profissionais de saúde participantes da iniciativa. Atualmente, cerca de 15 profissionais fazem parte do serviço – número que deve aumentar de acordo com a demanda.

Casos leves

Sônia explica que, quando um usuário sintomático entra em contato com a plataforma, ele é orientado de acordo com a gravidade do seu quadro. “Se os sintomas forem leves, de acordo com a avaliação do atendimento, com características, por exemplo, de um resfriado, ele é orientado a permanecer em casa, em isolamento e em observação. Todo mundo tem na memória as atitudes tomadas diante de um resfriado. Normalmente, não procuramos atendimento de saúde imediatamente. Precisamos agir da mesma forma. No caso desses sintomas persistirem ou piorarem, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou ligar novamente para o serviço para uma nova orientação”.

Mesmo em casa, a pessoa com algum sintoma deve seguir medidas de segurança. “Devemos manter o isolamento, na medida do possível, também de quem mora na mesma residência, e manter os cuidados com a higiene das mãos e a etiqueta respiratória. Se precisar ficar próximo de outras pessoas, que use máscara. Ainda que os sintomas sejam leves, ela pode infectar outras pessoas”, expõe.

Demais cenários

Nos casos moderados a graves, o paciente é orientado a buscar o atendimento hospitalar. “Caso seja relatado durante o atendimento alguns sintomas que caracterizam estado mais avançado de infecção, indicamos qual unidade de saúde o cidadão deve procurar. Esse usuário será preferencialmente referenciado à uma unidade de saúde próxima ao local de residência”, esclarece Sônia. É importante que, ao ligar, o usuário saiba informar o CEP de onde mora e o número do NIS ou CPF; eles são solicitados ainda antes da transferência ao profissional de saúde.

Dúvidas sobre a doença

O Disque-coronavírus também possui um canal para o esclarecimento de dúvidas. Por meio do atendimento virtual, é possível esclarecer questões sobre a doença, seus sintomas, modos de transmissão, prevenção, orientações sobre o uso de máscaras e como é feito o diagnóstico da Covid-19. Se necessário, o usuário também pode conversar com um dos atendentes disponíveis.

Contatos:

Disque-coronavírus: (32) 3512-0768

Plataforma Busco-Saúde

Outras informações:

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