Termina nesta sexta-feira, 20, o prazo para os candidatos ao curso de Música pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e pelo Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) enviarem as provas de habilidade específica. Pela primeira vez, devido à pandemia do novo coronavírus, as provas de teoria e percepção musical e de prática musical serão realizadas de maneira remota, com envio de links de vídeos hospedados no Youtube. As provas têm caráter eliminatório e os candidatos devem enviar os vídeos conforme instruções presentes no Anexo 1 do edital. 

O Teste de Habilidades Específicas para o Curso de Música é constituído por duas provas. A primeira prova, de teoria e percepção Musical, possui as mesmas especificidades para o Bacharelado e para a Licenciatura. Busca avaliar os conhecimentos teórico-musicais dos candidatos, assim como suas capacidades em lidar com conhecimentos básicos. As instruções sobre como gravar o vídeo para essa etapa estão no Anexo 2 do edital. 

A segunda prova de prática musical é diferente para cada curso. No Bacharelado, avalia a desenvoltura técnica e instrumental ou vocal dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais. Já para a Licenciatura, a prova pretende avaliar a capacidade do candidato em se expressar musicalmente através do canto ou de um instrumento musical de sua livre escolha. As instruções sobre como gravar o vídeos para o curso desta etapa encontram-se no Anexo 3 do edital.

Para o Bacharelado e Licenciatura em Música 50% das vagas são destinadas ao Pism e a outra metade ao Vestibular. O candidato ao Bacharelado de Música que não for considerado apto na prova de prática musical, mas estiver apto para o ingresso na Licenciatura, não terá de fazer novas provas de habilidades específicas, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro de 2020, a partir das 15 horas.

Mais informações: vestibular@ufjf.edu.br

Edital do Pism 2021

Edital do Vestibular de Música 2021