Na exposição virtual, o visitante vai se sentir dentro de galeria. Por meio de uma plataforma 3D vai ser possível visualizar fotos documentos que narram momentos históricos da UFJF em Governador Valadares

Se uma imagem vale mais que mil palavras, então nada melhor do que fotografias para contar a trajetória dos oitos anos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). É por isso que o História em Movimento lança nesta quinta-feira, 19 – data do aniversário – uma exposição fotográfica virtual com os principais registros da instituição na região do Vale do Rio Doce.

O História em Movimento foi lançado em 2015, com o objetivo de funcionar como um acervo histórico do campus. (Foto: Arquivo)

No site do projeto, por meio de uma plataforma semelhante àquela utilizada para desenvolver jogos eletrônicos, o visitante vai sentir como se estivesse, de fato, dentro de uma exposição. Usando apenas as setas do teclado do computador vai ser possível percorrer essa espécie de galeria virtual e visualizar fotos e demais documentos que narram aqueles momentos históricos de quase uma década de presença da UFJF em solo valadarense.

A produtora Lúcia Xavier apresenta a exposição para alunos de uma escola de Valadares durante a visita deles ao Museu Municipal. (Foto: Arquivo)

A produtora cultural Lúcia Xavier Gomides é a curadora da exposição. Ela fala sobre a escolha do formato, iniciativa inédita no campus. “Foi pensada e idealizada devido a esse momento que estamos vivendo. Já tínhamos programado algumas exposições presenciais para este ano, mas tivemos que adaptar. E a alternativa encontrada foi uma exposição virtual, para proporcionar uma aproximação das pessoas com a história do campus, para que aproveitassem cada momento da UFJF de Governador Valadares”, explica a servidora.

A exposição já foi exibida no museu de Governador Valadares, em 2019. (Foto: Maria Clara)

Esta não é a primeira iniciativa do gênero promovida pelo projeto – criado em 2015 com o objetivo de preservar o acervo do campus. Em maio do ano passado, por exemplo, apresentou a exposição no Museu da Cidade, em Governador Valadares. Na ocasião, mais de 200 pessoas passaram pelo local e assistiram à exibição. Além disso, em 2018, o História em Movimento também produziu um documentário com os principais personagens da UFJF-GV.