Atividade fez parte da 17ª Semana Nacional dos Museus (Foto: Maria Clara Leite)

Mais de 200 pessoas visitaram a exposição do projeto História em Movimento realizada entre os dias 13 e 25 de maio no Museu da Cidade, em Governador Valadares. A atividade fez parte da programação da 17ª Semana Nacional dos Museus.

Quem passou pelo local testemunhou uma série de fotos, dados, notícias e documentários sobre a história do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para Lúcia Xavier, produtora cultural da UFJF-GV e coordenadora do História em Movimento, a história da universidade merece ser construída e compartilhada com a sociedade, uma vez que a instituição transforma a realidade local. “Foi uma oportunidade de mostrar para as pessoas a importância de preservar a memória institucional da universidade. A valorização de qualquer segmento retrata a sua maneira de pensar e agir de forma a contribuir para o desenvolvimento social e cultural da sociedade. A memória retrata a vivacidade, o estar vivo, revigora o passado e o transforma em presente na vida das pessoas”.

Museu da Cidade fica na Rua Prudente de Morais, 711, Centro de GV (Foto: Maria Clara Leite)

A exposição proporcionou ainda o acréscimo do número de visitantes ao museu, conforme destacou o diretor do Museu da Cidade Josmar Coelho. “Tivemos a oportunidade, através da exposição, de mostrar à comunidade de Valadares um pouco mais da história e importância da UFJF em nossa região. Houve uma considerável presença de visitantes durante esse período, que proporcionou também a divulgação do Museu da Cidade para pessoas que ainda não o conheciam e que se surpreenderam com o que encontraram por lá. ”

Criado em 2014, o História em Movimento possui um site repleto de informações sobre fatos marcantes da UFJF-GV.  De acordo com Lúcia Xavier, estão previstas novidades para os próximos meses. “Estamos planejando uma exposição para o segundo semestre; e em médio e longo prazo produzir alguns documentários”.