O projeto de extensão “Ações para a Inclusão da Pessoa com Deficiência” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Aped/UFJF-GV) lançou um ebook que busca auxiliar consumidores a fazer compras online. O material atende à demanda de mães beneficiárias da Equovila, instituição de hipoterapia do terceiro setor parceira da Aped.

Organizado pela professora Stela Corrêa, do departamento de administração da UFJF-GV, o material aborda todo o processo de consumo pela internet, desde o reconhecimento de uma necessidade de compra, passando pela busca de informações sobre o produto e avaliação das alternativas disponíveis no mercado, até o comportamento após a compra. “Para nossa surpresa, a figura da mãe da criança com deficiência emergiu como uma das personas do projeto. Conhecendo melhor suas dificuldades, descobrimos que com o distanciamento social, muitas delas desejavam comprar pela Internet, mas se sentiam inibidas para iniciar esse processo. Assim, empregando linguagem e exemplos próximos ao seu contexto, produzimos o ebook e mais três vídeos – que estão em edição – para orientá-las nas compras online”, afirma Stela.

De acordo com pesquisas realizadas pelo projeto de extensão, pessoas que passaram a fazer compras online durante o período de distanciamento social relataram dificuldades para navegar pela internet, desconhecimento das características do produto a ser comprado e insegurança quanto à entrega. “Estas dificuldades estão relacionadas à credibilidade do varejista e à segurança com relação ao fornecimento de informações pessoais. Daí a importância de se conhecer bem as características do que está sendo comprado e a opinião de quem já comprou. Então é sempre importante visitar as avaliações de outros compradores ou sites de reclamações para ver quais problemas eles já enfrentaram, e sobretudo identificar como o lojista ou o fabricante respondeu às reclamações”, destacou Stela.

O material é gratuito e está disponível aqui.

Sobre a Aped

Criado em 2020, o projeto de extensão surgiu da intenção de um grupo de professores em contribuir diretamente com iniciativas que favoreçam a saúde e a autonomia da pessoa com deficiência. Através da parceria com a Equovila, a Aped realizou levantamentos para analisar e entender as demandas dos beneficiários. Daí surgiu o ebook sobre compras online, bem como outros materiais disponíveis no instagram do projeto.

“Uma das ‘mães da Equovila’ nos contou que mais do que ver caminhos e recursos acessíveis nas escolas, o que ela mais desejava era ver seu filho sendo aceito com carinho por sua professora e colegas. No seu entender, e creio que no entender de muitas outras mães com quem temos conversado, a acessibilidade é acolhimento;  é uma postura receptiva e compreensiva que elimina barreiras e aproxima, mas que também liberta pela autonomia e autoconfiança que proporciona. Penso que a adoção dessa atitude acolhedora em nossas práticas acadêmicas e profissionais diminui as distâncias impostas a alunos e professores, favorecendo a formação do nosso corpo discente”, finalizou Stela.