O leite é um dos insumos mais versáteis conhecidos pela indústria. Queijos, cremes, doce de leite, leite condensado, leite em pó, proteínas lácteas em pó, alimentação infantil desidratada, são apenas alguns exemplos. Para debater os assuntos mais atuais sobre a fabricação de produtos lácteos em pó no Brasil e no mundo, acontece no dia 5 de novembro, quinta-feira, entre as 14h e 18h, o simpósio tecnológico e industrial “Innovadryer”, promovido pelo Grupo Inovaleite, em parceria com o Departamento de Química e a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As inscrições são gratuitas e limitadas. Depois de fazer a inscrição pelo site o participante receberá um e-mail com todas as informações necessárias para acessar a sala virtual. Todos os presentes poderão solicitar a emissão de certificado gratuito, ou o certificado solidário no valor de cinco reais, que visa ajudar a campanha de arrecadação do Milkfund.

O simpósio conta com duas palestras de pesquisadores da UFJF. O professor Ítalo Tuler Perrone, da Faculdade de Farmácia, vai tratar sobre o tema “Secagem: interação produto e processo”. “O objetivo é apresentar os conceitos científicos e tecnológicos que envolvem a pesquisa e o desenvolvimento de produtos na área de secagem, em especial a interação entre as propriedades físico-químicas dos produtos e os parâmetros de processo aplicados na operação do spray dryer”, explica Perrone. Desta forma, o tema é direcionado principalmente aos industriais e pesquisadores interessados no desenvolvimento de novos produtos desidratados.

O professor Rodrigo Stephani, do Departamento de Química vai tratar sobre o tema “Dry, matters! Atomizando ideias”. “É um título provocativo, pois faz alusão a uma etapa específica da secagem de produtos, a atomização, com a proposta de apresentar as inovações desenvolvidas no laboratório Química e Tecnologia (Quimtec) do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem) do Departamento de Química”, aponta.

Grupo Inovaleite

O Inovaleite é um grupo de pesquisa multicêntrico que iniciou suas atividades em 2008 na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e hoje possui mais de 70 membros em cinco instituições associadas (UFV, UFJF, Epamig/ILCT, Unicamp e UFSCar). A missão do grupo é promover a ciência e a tecnologia do leite e derivados, desenvolvendo e produzindo conhecimento científico aplicado a favor da competitividade dos produtos e serviços fornecidos aos seus parceiros. “A visão do Inovaleite é ser o grupo de pesquisa referência em tecnologia para o setor lácteo industrial da América Latina”, afirma Stephani.

Em março deste ano, após o início da quarentena devido à Covid-19, o grupo se organizou para oferecer simpósios tecnológicos de forma on-line e gratuita, visando auxiliar as empresas do setor de laticínios no enfrentamento da crise. Desta forma, em abril o grupo promoveu os eventos “Innovacheese – Delivery”, sobre inovações em queijos e o “Innovamilk – pense dentro da caixinha”, sobre inovações em processamento UHT. “Foram dois temas extremamente importantes para as indústrias e os consumidores, pois o perfil de compra mudou devido às restrições de livre movimentação, passando a haver grande procura por produtos de delivery, assim como também produtos de maior tempo de vida de prateleira”, lembra Perrone.

Nos simpósios anteriores o grupo recebeu sugestões e pedidos para um novo evento on-line na área de concentração e secagem do leite e seus derivados. “O objetivo dos nossos simpósios temáticos é aproximar a indústria da academia, fortalecendo o verdadeiro sentido da pesquisa tecnológica que é levar inovação até o mercado. Diferente de outros eventos acadêmicos, os simpósios Inovaleite são focados em áreas específicas, proporcionando o direcionamento adequado das apresentações para o verdadeiro público interessado”, conclui Stephani.

Outras informações:

Innovadryer