Encontros virtuais serão realizados entre os dias 6 e 27 de novembro (Imagem: Pixabay)

O projeto de extensão “Narrativas em corpos: (des)construindo discursos da corporeidade” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a participação nas lives deste mês. Ao todo, serão realizadas quatro sessões virtuais com temáticas variadas, entre os dias 6 e 27 de novembro.

Todos os encontros  são gratuitos, abertos ao público em geral e vão ocorrer na plataforma Zoom. Um dos destaques da programação é o lançamento do livro “Por uma crítica feminista – leituras transversais de escritoras brasileiras”, da professora Eurídice Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os interessados em participar devem fazer inscrição neste link. Será conferida certificação.

Programação

No dia 6, às 19h, o debate será acerca dos  “Discursos e perspectivas sobre gênero, corpo, natureza e corporeidade”, com as pesquisadoras Isadora Pontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF),  e Joana Brito, da UFJF.

No dia 13 de novembro, às 19h, a live terá como tema  “Literatura, mulheres e escrita”, com a professora da UFF,  Eurídice Figueiredo. Na ocasião, a docente também fará o lançamento virtual de seu mais recente livro, “Por uma crítica feminista – leituras transversais de escritoras brasileiras”, publicado pela Editora Zouk.  A autora é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF. Já publicou, dentre outras obras, “A literatura como arquivo da ditadura brasileira”, “Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção e autoficção”,  e “Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura”.

No dia 20,  às 19h, o encontro virtual abordará “De uma alma à outra: a dura trajetória da corporeidade (carne) em sua afirmação mundana”, com o professor do Departamento de Filosofia da UFJF, Luciano Donizetti.

Já no dia 27, também às 19h, a sessão será de avaliação das contribuições realizadas ao longo deste ano pelo projeto de extensão “Narrativas em corpos: (des)construindo discursos da corporeidade”, e encerramento das atividades.

“Narrativas em corpos”

O projeto de extensão “Narrativas em corpos: (des)construindo discursos da corporeidade” tem coordenação do professor do Departamento de Filosofia da UFJF,  Luciano Donizetti Da Silva. Além do coordenador, integram a iniciativa a pós-doutoranda em Filosofia pela UFJF, Joana Brito; a doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Isadora de Araújo Pontes; e os graduandos da UFJF, Ananda de Paula Ribeiro, Giovanna Bertorelli Mancini e Victor Hugo Mariano.

O grupo realizou encontros virtuais quinzenais ao longo do ano. A meta do projeto é construir uma reflexão abrangente sobre a corporeidade, no sentido de extrapolar as barreiras acadêmicas entre diversas áreas do conhecimento, e de incorporar as contribuições da arte e das experiências pessoais de quem participar das sessões propostas.

Siga o projeto de extensão nas redes sociais:

Instagram: @narrativasemcorposufjf

Facebook: Narrativas em corpos- desconstruindo discursos da corporeidade

Twitter: @narracorpoufjf

Saiba mais:

Projeto abre inscrições para debates sobre corporeidades

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br