Encontros são realizados quinzenalmente; inscrições podem ser feitas até 31 de julho

O projeto de extensão “Narrativas em corpos: (des)construindo discursos da corporeidade”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para participação remota de encontros que refletem questões sobre o corpo e os discursos que não só o atravessam como também o constroem, por meio de análises interdisciplinares. A participação é aberta ao público em geral e as inscrições devem ser feitas até 31 de julho por meio de formulário virtual.

Os encontros serão realizados quinzenalmente pela plataforma Zoom, e também haverá suporte aos participantes pelo Google Classroom, drive e Gmail. A meta do projeto é construir uma reflexão abrangente sobre a corporeidade, no sentido de extrapolar as barreiras acadêmicas entre diversas áreas do conhecimento, e de incorporar as contribuições da arte e das experiências pessoais de quem participar das sessões propostas.

“Assim, ‘Narrativas em corpos’ também pretende desconstruir crenças, mitos e preconceitos incorporados socialmente sob a forma de padrões culturais, papéis sociais e normatividade instituída. Enfim, o projeto é um convite para repensar o corpo através de perspectivas inovadoras e instigantes, de modo irreverente, provocativo e, sobretudo, crítico do senso comum”, explica o coordenador Luciano Donizetti Da Silva.

Encontros
Segundo uma das organizadoras das atividades e pós-doutoranda em Filosofia pela UFJF, Joana Brito, a proposta é discutir os discursos relacionados à corporalidade, que tratam questões de gênero, sexualidade, classe social e aspectos raciais, assim como preconceitos e discriminações. “Na primeira sessão, apresentaremos os objetivos do curso e como ele vai ser executado. Em seguida, vamos debater a questão da bruxa, a mulher da Idade Média e o avanço do capitalismo, por meio do estudo de Silvia Federici. Após, vamos ter como convidada a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Thana Souza, que vai falar sobre Simone de Beauvoir e fazer uma apresentação sobre o existencialismo e o feminismo. Além disso, também abordaremos um feminismo mais voltado à questão da mulher negra. São assuntos bem atuais.”

Os debates sobre autores como Margareth Mead, Martha Batalha, Angela Davis, Bourdieu, Sartre e Nietzsche também compõem a programação dos encontros virtuais. Para a integrante da iniciativa e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Isadora de Araújo Pontes, é importante trazer a discussão para a universidade de modo interdisciplinar, indo de encontro à atualidade dessas questões, situadas historicamente. ”É preciso ir além da superficialidade dos meios rápidos de comunicação, mas também ser um modo de repensar a forma de pensar, não ficando circunscrito em apenas uma disciplina.”

Extensão
Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a realização do projeto por meio desses encontros remotos traz a oportunidade de articular o debate filosófico, antropológico e sociológico, com as experiências das pessoas, fugindo do senso comum e analisando a corporeidade a partir de uma perspectiva crítica. “É a universidade pública realizando a sua função de ter uma relação com a comunidade, utilizando, nesse momento de excepcionalidade de pandemia, a internet para promover o debate virtual”.

Além do coordenador e das doutorandas, o projeto, vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), também conta a com a participação dos bolsistas Ananda de Paula Ribeiro, Giovanna Bertorelli Mancini e Victor Hugo Mariano. 

Outras informações
Instagram: @narrativasemcorposufjf

Facebook: Narrativas em corpos- desconstruindo discursos da corporeidade

Twitter: @narracorpoufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF