O ex-aluno da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcio Alves de Oliveira, foi premiado, no último dia 19, com a medalha presidencial da University of Maryland (UMD), dos Estados Unidos, por promover a integração de alunos, professores e funcionários para o ambiente on-line em apenas 21 dias.

Márcio Alves de Oliveira recebeu o reconhecimento por promover a integração de alunos, professores e funcionários da instituição para o ambiente on-line em apenas 21 dias (Foto: Arquivo pessoal)

Oliveira se formou na Faefid no ano de 1983, mas voltou para a UFJF dois anos depois, como docente, enquanto cursava o mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Na UFJF, tive o privilégio de conhecer e ser orientado por professores incríveis que me desafiaram e me inspiraram a alçar voos além dos muros da Universidade. Em 1985, retornei à Faefid como professor substituto, onde ministrei várias disciplinas, colaborei na fundação do primeiro núcleo de pesquisa da Faculdade, e liderei vários projetos de pesquisa e extensão”, conta.

Atualmente, o professor é vice-presidente de Tecnologia e Inovação Acadêmica da Divisão de Tecnologia da Informação, e também diretor executivo do Centro de Transformação de Ensino e Aprendizagem da Divisão de Assuntos Acadêmicos da UMD. Em ambas as funções, Oliveira  promove ensino e aprendizagem eficazes e eficientes ao orientar visão, ritmo e prioridades institucionais estratégicos. Devido à pandemia da Covid-19, tornou-se responsável pela implementação de cursos e operações remotas da universidade.

Três semanas
Oliveira conta que o transporte das atividades para o ambiente on-line foi desafiador e que a capacitação dos docentes foi de extrema importância. “Embora a maioria dos professores já tivesse familiaridade com a nossa plataforma de ensino digital, 78% nunca tinham dado um curso 100% on-line. O maior desafio que tivemos foi o de disponibilizar recursos para que eles aprendessem novas estratégias de ensino on-line, especificamente quando, quais e por que usar atividades sincrônicas e assincrônicas com os seus alunos”, explica.

Os esforços do professor e de sua equipe permitiram com que quatro mil cursos, 14 mil funcionários e professores e 41 mil alunos fossem transportados para o ambiente on-line no período de três semanas. Como símbolo de reconhecimento às contribuições feitas pelo profissional à vida intelectual, social e cultural de Maryland, o ex-aluno e professor da UFJF recebeu a maior honraria concedida a um membro da comunidade universitária da UMD.

Medalha é a maior honraria concedida a um membro da comunidade acadêmica da UMD (Foto: Arquivo pessoal)

“A medalha presidencial é certamente a maior honra até então recebida na minha carreira acadêmica e profissional. Eu jamais esperava tal reconhecimento. Esse prêmio é concedido a poucos membros da nossa comunidade universitária. Fiquei lisonjeado e muito grato”, conta. O professor também fala sobre a dedicação e o talento da equipe de profissionais que atuam com ele. “Este prêmio representa o espírito unido que nos torna tão únicos e tão especiais como equipe. Conquistamos esse reconhecimento porque aprendemos a enfrentar e celebrar nossos desafios juntos.”

Segundo Oliveira, ele e a equipe que o acompanha tiveram o curto prazo de duas semanas para antecipar as necessidades e disponibilizar os recursos para alunos, professores e funcionários poderem estudar e trabalhar remotamente. “Imediatamente, expandimos as nossas opções de conferência via web, buscando implementar tecnologia de verificação de identidade e monitoramento automatizado de provas online. Também distribuímos, via correio, laptops e hotspots para os alunos que não tinham acesso à tecnologia em casa. Lançamos dois websites os quais se constituíram a referência principal para professores e funcionários (www.keepworking.umd.edu), e para alunos (www.keeplearning.umd.edu), e criamos novo acesso remoto a desktop virtuais para os alunos acessarem software usados nas atividades de ensino. Lançamos ainda um novo software para assinatura digital de documentos e habilitamos todos os funcionários dos “call centers” com telefones virtuais para atendimento à comunidade acadêmica”, explica.

Experiências na UFJF
Segundo o professor, o ensino e as experiências que obteve na UFJF tiveram grande papel em seu estilo de liderança. Em sua graduação, Oliveira explorou todas as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão.“Fui monitor de várias disciplinas e dei aulas em inúmeros programas de extensão. Estudei e trabalhei desde o primeiro semestre do curso e abracei de corpo e alma todos os desafios encontrados e as oportunidades que me foram dadas.”

Já no papel de docente, ele destaca o trabalho colaborativo com alunos e colegas. “Foi uma das experiências mais incríveis no início da minha carreira. Aprendi muito nesses anos que passei na UFJF e, certamente, as lições aprendidas durante esse período ficaram para sempre. Sinto-me privilegiado em servir em minha função atual e continuo comprometido em repensar as formas como servimos e damos suporte aos nossos professores, alunos e funcionários”, ressalta.

Assista a cerimônia de premiação.