A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram o nono e último episódio da série de vídeos sobre autocuidados para proteção da saúde em tempos de pandemia. O novo capítulo aborda a importância das atividades físicas regulares, principalmente nessa época em que as pessoas estão permanecendo mais tempo em casa.

Segundo a psicóloga da Cossbe, Leandra Duarte, além dos benefícios na prevenção e no tratamento de muitas patologias, a prática de atividades físicas também contribui positivamente na saúde mental, pois auxilia na produção dos hormônios e neurotransmissores do bem-estar.

“Dessa forma, atua na redução de estresse, melhora a qualidade do sono e aumenta a disposição para as atividades diárias. Assim, nesse contexto de pandemia, a prática de atividade, seguindo todos os protocolos de biossegurança, é uma importante estratégia para manutenção e melhoria da saúde física e mental”.

Saúde em tempos de coronavírus

A série “Saúde em tempos de coronavírus” teve como objetivo elaborar materiais educativos e informativos, abordando os aspectos da rotina que estão sendo impactados pela pandemia. “Foram abordadas questões de saúde mental, alimentação, trabalho remoto, proteção e atividade física, visando trazer orientações relevantes para o enfrentamento desse momento”, explica Leandra.

Inicialmente, as cartilhas foram disponibilizadas para os servidores da UFJF, mas pensando em beneficiar um maior número de pessoas, já que toda a comunidade está sob os efeitos da pandemia, o material passou a ser feito em forma de vídeo e disponibilizado no portal da Universidade.

Confira o vídeo.

Outras informações: siass@ufjf.edu.br