A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu nesta sexta-feira, 16, as inscrições para o Vestibular de Música 2021. São oferecidas 35 vagas em dois cursos: bacharelado e licenciatura. As graduações oferecem habilitação em canto, flauta transversal, piano, violão, violino, violoncelo, composição (somente bacharelado) e educação musical escolar (somente licenciatura).

No edital estão definidas as datas das provas de habilidades específicas para bacharelado e licenciatura, além de outras questões importantes. Os candidatos fazem duas provas de caráter eliminatório que, este ano, excepcionalmente, serão realizadas de maneira remota por meio do envio de vídeos.

O período de inscrições vai até o dia 3 de novembro, às 18h. A inscrição deve ser realizada somente via internet, na Área do Candidato. O candidato dele ver atentamente as instruções, preencher os dados solicitados para assim gerar no site a Guia de Recolhimento da União (GRU), que corresponde à taxa de inscrição.

O valor da taxa é de R$60, havendo previsão de isenção mediante aos requisitos especificados no item 5 do edital. Os candidatos que se enquadrarem nesses requisitos devem solicitar o não pagamento da taxa no ato da inscrição on-line. O resultado da isenção será divulgado no dia 27 de novembro, a partir das 15h, no site.

O pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 4 de novembro e ser realizado obrigatoriamente no Banco do Brasil. É preciso ficar atento aos horários de compensação bancária, pois qualquer atraso pode resultar na não confirmação da inscrição.

Provas de habilidade específica

Pela primeira vez, as provas de habilidade específica serão realizadas remotamente. Tanto os candidatos inscritos ao bacharelado quanto aos da licenciatura deverão submeter pela Área do Candidato links para dois vídeos hospedados no YouTube, executando os programas específicos da habilitação desejada. O envio deve ocorrer entre os dias 17 e 20 de novembro. A etapa é eliminatória.

A etapa remota substitui duas etapas presenciais referentes. A primeira prova, igual para o Bacharelado e para a Licenciatura, é de teoria e percepção musical, que avalia os conhecimentos teóricos-musicais do candidato, bem como sua capacidade em lidar com esses conhecimentos básicos. Já a segunda prova, de prática musical para o bacharelado, busca avaliar a desenvoltura técnica e instrumental, ou vocal, dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais. A prova prática para a licenciatura avalia a capacidade do candidato em se expressar musicalmente através do canto ou de um instrumento musical de sua livre escolha.

Nota do Enem

Para fins de aprovação e classificação, o Vestibular de Música 2021 usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 oficialmente fornecidas à UFJF pelo Ministério da Educação (MEC).

O resultado final do Vestibular de Música 2021 será divulgado no dia 1º de dezembro de 2020.

Mais informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)