Em ordem estão a mestranda Fernanda Teixeira Mendes, a professora orientadora Alessandra Souza Melett Brum, o professor Carlos Roberto Rodrigues de Souza e o professor Sérgio José Puccini Soares (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa o cinema “médico-científico” produzido pelo paulista Benedito Junqueira Duarte (1910-1995). A pesquisa destaca o filme Transplante Cardíaco Humano (1968), gravado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, que registrou o primeiro transplante de coração realizado na América do Sul. O estudo realizado por Fernanda Teixeira Mendes, no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, reúne material inédito sobre o assunto.

Segundo a pesquisadora, B. J. Duarte produziu uma extensa filmografia, contudo são poucos os filmes que ainda existem e são passíveis de visualização. Atualmente 17 dos seus filmes podem ser assistidos pelo Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira. A dissertação mostra que o cineasta relata ter atingido o auge da sua carreira em maio de 1968  por ocasião da ocorrência do 1º Transplante Cardíaco Humano da América do Sul, o 17º do mundo, realizado pelo médico Euryclides de Jesus Zerbini. “Eu acredito que o filme do transplante pode ser a representação mais próxima do que B. J. Duarte entendia por filme científico de qualidade”, relata Fernanda. 

No trajeto da pesquisa, Fernanda se dedicou a uma busca de referências que trouxessem informações sobre a vida e a obra de Benedito Junqueira e, quando possível, sobre o contexto social, cultural e político em que ele estava inserido. Por meio de artigos, dissertações, teses, livros, manuais, filmes, entrevistas, matérias jornalísticas disponibilizadas em plataformas digitais, ela reuniu informações inéditas que ajudam a compreender o alcance e a importância desse tipo de produção no país. “As informações adquiridas por meio desta pesquisa são de grande relevância histórica, pois ajudam a compreender a história da medicina no Brasil, história do cinema científico brasileiro, relação entre o cinema e a ciência e a biografia e filmografia do fotógrafo, crítico de cinema e cineasta, Benedito Junqueira Duarte”, conta Fernanda.

A professora orientadora, Alessandra Souza Melett Brum, reafirma a importância do estudo, dando destaque à originalidade e ineditismo da dissertação. Segundo ela, a pesquisadora consolidou dados dispersos e conseguiu reunir e detalhar a filmografia de B. J. Duarte, um cineasta pouco estudado no país. “A pesquisa realizada por Fernanda traz uma contribuição enorme para o campo do cinema brasileiro e para os estudos de documentários científicos no Brasil”, pontua Alessandra. 

Contatos:
Fernanda Teixeira Mendes – (Mestranda)
fernanda_t.m@hotmail.com 

Alessandra Souza Melett Brum – (Orientadora)
alessandra.brum@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Alessandra Souza Melett Brum – Orientadora (UFJF)
Prof. Dr. Sérgio José Puccini Soares – (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Roberto Rodrigues de Souza – (UFSCar)

Outras informações: (32) 2102-3362 – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens

Coleção B. J. Duarte: http://www.bcc.org.br/colecoes/bjduarte 
Filme Transplante cardíaco humano, 1968: http://www.bcc.org.br/filmes/760349