29582194950_65a1c3de79_z

Mestrando João Carlos de Oliveira Júnior realizou entrevistas inéditas com dois dos preparadores de atores da Rede Globo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O mestrando João Carlos de Oliveira Júnior, do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, defendeu, nesta sexta-feira, 23, a dissertação “Preparação de atores  na ficção televisiva seriada:um estudo de caso sobre telenovelas da Globo”. A pesquisa aborda alguns aspectos específicos que envolvem a preparação de atores na ficção televisiva seriada do Brasil, com o recorte sobre as telenovelas da Rede Globo.

“As telenovelas se consolidaram como produto legítimo da cultura nacional, sendo o produto audiovisual de maior destaque do país”, ressalta o pesquisador. Sobre as questões que envolvem o tema, Júnior pontua, ainda, que “embora a novela venha conquistando espaço dentro das discussões acadêmicas e tenham surgido, nos último anos, algumas análises específicas, ainda precisávamos de uma discussão mais ampla que mapeasse as técnicas utilizadas pelo preparadores de elenco. Discute-se muito a respeito do formato, seus roteiros e linhas de direção, mas pouco se tem falado do trabalho do ator. Vimos aí um ponto crucial a ser explorado.”

A dissertação se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura que tomou como base os métodos de preparação de atores em teatro e cinema. A partir deles, foram extraídos conceitos fundamentais para a comparação dos processos empregados pelos preparadores com seus respectivos elencos.“Fizemos uma parceria com o projeto Globo Universidade e, a partir disso, pudemos entrevistar alguns dos preparadores da emissora. Estar em contato direto com eles foi decisivo e conferiu um diferencial à pesquisa. Juntando com o material coletado em fontes secundárias, pudemos traçar um breve panorama de como acontece a preparação do elenco nas telenovelas da emissora – que são reconhecidas e premiadas internacionalmente”, esclarece Júnior.

Para a professora orientadora, Alessandra Souza Melett Brum, a pesquisa tem uma grande importância por tratar de um tema ainda muito pouco explorado no âmbito acadêmico. “A preparação de ator em ficção televisiva, principalmente na telenovela da Rede Globo de Televisão é baseada no modelo do star system Hollywoodiano e conhecer suas especificidades e diferenças é uma grande contribuição para os estudos do cinema e audiovisual, e também da área de comunicação. Lembrando que a pesquisa é ainda mais relevante por ter realizado entrevistas inéditas com dois dos preparadores de atores da referida emissora”, destaca.

Contato:
João Carlos de Oliveira Júnior:
joaotaero@gmail.com

Outras informações: