O canal exclusivo criado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  para sanar dúvidas sobre Google Sala de Aula, apresentou, durante a segunda semana do Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma redução de 85% dos chamados para atendimento. Dentre essas chamadas, a maior parte provém de docentes. 

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, no dia 21 de setembro, data de retorno às aulas na modalidade de Ensino Emergencial, foram cerca de 200 chamados, enquanto nos últimos três dias, a central efetuou uma média de 30 atendimentos. “O corpo docente da UFJF se preparou para o ERE e contou, desde o início, com apoio institucional para se capacitar. Além de veicular informações pelo site, houve treinamento e atendimentos on-line desde o dia 21 de agosto”, afirma Michèle. 

Para ela, a queda na quantidade de chamados se deve ao fato da plataforma adotada pela UFJF ser de utilização relativamente simples e também a qualidade do atendimento prestado pelos bolsistas. “A Central de Ajuda vai se manter pelo tempo que for demandado. É essencial para a comunidade acadêmica poder contar com esse apoio para que o ERE se desenvolva com o máximo de qualidade possível”. 

Outro ponto a ser ressaltado é o predomínio de contato por parte dos docentes. Cerca de 80% dos chamados são oriundos de professores da instituição. Para Michèle Farage isso se dá ao fato da plataforma Google Sala de Aula ser bastante intuitiva e não apresentar grandes dificuldades para os estudantes, “em sua maioria muito familiarizados com tecnologias desse tipo”. 

A bolsista do projeto, Anna Elisa Aguiar, afirma que as dúvidas mais recorrentes por parte dos professores eram em relação a gravação das aulas e armazenamento das mesmas no Drive. “Alguns perguntaram também a respeito da inclusão de alunos na disciplina e alunos convidados, estagiários ou de outras universidades”. 

Em relação aos discentes, Anna Elisa afirma que surgiram muitas dúvidas acerca do funcionamento da plataforma do Google Sala de Aula, algo muito novo para todos. “Procuravam saber como achar as disciplinas, como ter acesso ao material disponibilizado pelo professor, como entrar no e-mail institucional, problemas com senha, entre outros”. 

Acerca da redução de chamados na segunda semana ela afirma, “o número de dúvidas foi muito inferior à primeira, na medida em que as dúvidas foram respondidas e os problemas sanados. Sendo assim, os questionamentos que tivemos foram muito mais pontuais, problemas às vezes específicos do e-mail do professor e da aparelhagem utilizada”. 

Central de Ajuda Google Sala de Aula 

A Central de Ajuda atende a docentes, discentes e técnico-administrativos em educação (TAE), apoiando-os no uso do Google Sala de Aula. A equipe é composta por 25 bolsistas do Infocentro, apoiados pelos grupos de educação tutorial em Engenharia Civil e Engenharia computacional da UFJF. 

Desde o dia 19 de setembro, a equipe atua em regime de plantão, de segunda à sexta, de 8h às 20h. O contato deve ser feito pelo e-mail suporte.ere@ufjf.edu.br. A maioria das respostas são efetuadas por e-mail, no entanto, de acordo com a necessidade, abrem-se salas virtuais para tratar questões mais específicas. O atendimento é totalmente remoto e a central conta com o apoio da Central de Atendimento (CAT) e o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).