O programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 18, aborda a ação de vacinação do Hospital Universitário (HU/Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contra a pneumonia. Destaca também a utilização do nome social no âmbito acadêmico e a campanha “Setembro Verde”, que levanta a importância da doação de órgãos.

A transmissão acontece ao vivo, a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros.

O médico infectologista Rodrigo Souza participa da live para falar sobre a campanha de vacinação gratuita. “A pneumonia é uma das grandes causas de internação e de mortes no nosso país. Existem vacinas que podem reduzir as chances de a pessoa adquirir a doença e também de ter uma evolução desfavorável. O HU promove uma campanha de incentivo para as pessoas que possuem os fatores de risco, previstos no programa de imunização, venham receber essas vacinas gratuitamente na Unidade Santa Catarina. O nosso intuito é de que consigamos vacinar o máximo de pessoas possivel nesse periodo, garantindo um risco menor de adoecimento da população”, explica.

Nome Social
O coordenador da Central de Atendimento (CAT) do campus sede da UFJF, Mauro Leopoldino também estará no programa para abordar o uso do nome social no âmbito da Universidade. “A resolução 24/2019 do Conselho Superior (Consu) da UFJF e a portaria 1184/2019, da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), possibilitam a inclusão do nome social nos cadastros da UFJF”, aponta Mauro.

Para que as pessoas interessadas possam fazer uso do nome social em respeito à sua identidade de gênero, é necessário preencher o formulário de requerimento disponibilizado no site da Central de Atendimento. Após isso, o formulário deve ser enviado para o e-mail faleconosco@ufjf.edu.br, juntamente com uma foto do documento de identidade do interessado, para a confirmação da assinatura.

Doação de órgãos
A campanha nacional do “Setembro Verde” promove ações para conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos. Hélady Pinheiro, tutora da Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto/UFJF), debate o tema.

“As pessoas podem doar alguns órgãos em vida, como o rim ou parte do seu fígado, mas a maioria dos transplantes são realizados com doadores falecidos. Isso é possível desde que a pessoa tenha, infelizmente, uma morte onde lesione o sistema nervoso central, e que se tenha uma lesão irreversível no sistema nervoso. Nesse caso, os outros órgãos funcionam por algumas horas e é nesse momento, de muita dor, que as famílias serão consultadas se autorizam a doação dos órgãos do seu parente. E por isso é tão importante esclarecer para a família que você é um doador, para que, quando forem consultados sobre isso, se sintam à vontade para concordar com a doação.”

Clique aqui para saber mais sobre o “Setembro Amarelo”.

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão da instituição.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF