Uma verdadeira guerra de narrativas está traçada sobre o meio ambiente no Brasil. De um lado, políticos e suas estratégias de modificar a legislação, de outro, pesquisadores dispostos a apontar o desmonte das políticas públicas e os impactos em ecossistemas únicos como a Amazônia e o Pantanal. 

Esse é um dos assuntos da live “Em chamas: política e meio ambiente no Brasil”, motivada pelos assustadores incêndios registrados no Pantanal. A nova edição do projeto Encontros Possíveis da Revista A3 acontece nesta terça-feira, dia 15, às 10h30, pelo canal do Youtube. Os convidados são o professor do Departamento de Botânica da UFJF, Fabrício Alvim Carvalho, e o docente da Universidade de Brasília, Tamiel Khan Baiocchi Jacobson.

Carvalho lamenta o atual cenário do país, que chegou a ser protagonista nas políticas globais ambientais, hospedou a Eco92 e a Rio+20 e possui uma das melhores legislações no mundo. “A real situação é que as taxas de desmatamento e degradação da Amazônia estão aumentando. O desmatamento vinha numa leve crescente após um longo período em queda, mas cresceu abruptamente de 2018 em diante.” Para ele, o que mais preocupa é o sucateamento das políticas públicas de meio ambiente.

O professor explica que o clima tem impacto direto, basta acompanhar as temperaturas de verão vivenciadas em pleno inverno e certos desequilíbrios do ecossistema como a nuvem de gafanhotos. No entanto, “a estiagem só contribuiu para uma catástrofe anunciada, já que nos últimos 10 anos os focos de queimadas aumentaram absurdamente.” 

“No caso do Pantanal, um ambiente condicionado ao alagamento, poucas espécies têm estratégias para suportar o fogo, e a consequência direta é a destruição massiva da fauna e flora. Além, claro, do grande volume de gás carbônico que afeta tanto o aquecimento quanto a saúde das pessoas.” Estima-se que a área atingida é dez vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas. 

Fabrício Carvalho tem experiência em Ecologia e Recursos Florestais, e Tamiel Khan Jacobson tem formação em agronomia e se dedica à ecologia vegetal, relação solo-planta e nutrição mineral, com foco no cerrado. Inscreva-se no canal para acompanhar o debate dos pesquisadores.

Para ver e ouvir

Todas as edições das lives produzidas pelo projeto estão disponíveis no canal do Youtube  e são, posteriormente, transformadas em podcasts. O conteúdo poderá ser encontrado no feed do Encontros A3 nas diversas plataformas como Spotify, Castbox e Anchor.  A mediação do debate é feita pela jornalista Laís Cerqueira, que organiza também as perguntas e comentários dos espectadores. Sugestões de temas podem ser enviados para revistaa3@comunicacao.ufjf.br