Manual é voltado para toda a comunidade acadêmica, em especial para docentes, pois há instruções de como adaptar conteúdos pedagógicos (Foto: Luiza Queiroz/UFJF)

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu e disponibilizou um guia com orientações para acessibilidade ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) de estudantes com deficiência. O manual é voltado para toda a comunidade acadêmica, em especial para docentes, pois nele há instruções e recomendações de como adaptar conteúdos pedagógicos para estes alunos. Os interessados já podem acessar o material

De acordo com o guia, estudantes com determinados tipos de deficiência exigem dos professores adaptações na forma como apresentam os conteúdos e realizam as propostas de atividades. Ao escolher os recursos metodológicos da disciplina, os docentes que têm alunos com deficiência precisam se indagar sobre como cada recurso pode ser o mais acessível possível para eles.

É importante que os professores identifiquem se existe algum estudante com deficiência na turma. Os docentes devem perguntar se entre os estudantes existe alguém com alguma deficiência ou necessidade educacional especial, ou o próprio aluno já se apresentar. “É uma orientação para que os professores que estão oferecendo disciplinas no ERE possam ter atenção na hora de seu planejamento, especialmente quando eles têm aluno algum aluno com deficiência matriculado nessa disciplinas”, explica a coordenadora do NAI, Katiuscia Antunes

O guia destaca as necessidades das pessoas com deficiência auditiva/surdez e com baixa visão/cegueira, grupos que de acordo com o NAI necessitam de maiores adaptações no processo de ERE. “Nem todos os professores têm esse conhecimento a respeito das especificidades dos alunos com deficiência, principalmente para os alunos surdos, com baixa visão/cegueira. Tentamos construir essas orientações de forma objetiva e para facilitar o acesso dos professores a esse tipo de conhecimento”, ressalta. 

Todos os alunos com deficiência que solicitarem apoio do NAI terão o acompanhamento acadêmico de bolsistas de Treinamento Profissional. Professores que necessitarem de orientações acerca de estudantes com deficiência que estejam matriculados em suas turmas também podem fazer contato com o NAI através do e-mail nucleo.nai@ufjf.edu.br.

O Núcleo organizou uma série de lives com orientações aos professores acerca das necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência no contexto do ERE. A programação segue até o dia 24 de setembro e as transmissões que já aconteceram estão disponíveis no Canal do NAI no YouTube.

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