Discussões baseiam-se em documento produzido pelo Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa) da Faculdade de Direito da UFJF (Imagem: Pixabay)

O Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta sexta-feira, 4, o Webinar “Democracia, política externa neoconservadora e os desafios do enfrentamento da Covid-19 na América Latina”. A transmissão do evento tem início às 15h pelos canais do Homa no Facebook e no YouTube.

As discussões baseiam-se no documento “Direitos Humanos e Covid-19: reflexões sobre a captura corporativa”, publicado pelo Homa no dia 21 de maio. O texto aponta algumas questões a serem observadas em tempos de pandemia, destacando certas fragilidades que o sistema capitalista global apresenta e que são majoradas nesse contexto. Segundo o documento, a situação deixa evidente que a captura das políticas públicas sociais pela lógica de defesa dos interesses corporativos tende a tornar o enfrentamento dessa problemática multidimensional ainda mais violadora de direitos humanos, especialmente dos direitos de grupos vulneráveis.

O que acontece com as relações entre empresas, Estado, globalização e controle de mercado por parte de grandes empresas transnacionais afeta a disponibilidade de recursos, o tratamento e o enfrentamento, de forma geral, de uma escala transnacional como essa”, explica a coordenadora geral do Homa, Manoela Roland, que mediará as conversas. 

Participação de especialistas
O Webinar conta com a participação de personalidades ligadas à diplomacia na América Latina. Um dos convidados é Pedro Villardi, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual e membro da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia). Villardi aborda “como a postura presidencial e do Ministério da Saúde comprometeram a resposta brasileira, além de trazer aspectos relacionados ao acesso da população brasileira à potencial vacina ou a potenciais medicamentos”.

Para a coordenadora de pesquisa do Homa, Andressa Soares, elencar as consequências totais da pandemia é um trabalho complexo e custoso. “Mais do que nunca, todas as lacunas que existem no nosso sistema global capitalista, em relação à proteção dos direitos humanos e às nossas instituições, estão capturadas pelos interesses corporativos.”

O evento também conta com a participação do diplomata brasileiro Antonio Cottas; do ex-ministro de Relações Exteriores do Equador, Guillaume Long; e do advogado e consultor Raphael Vasconcelos.

Serão emitidos certificados de duas horas aos participantes que acompanharem o evento e preencherem um formulário proposto pelos organizadores.

Outras informações
Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa)