Estão abertas inscrições para submissão de trabalhos (Imagem: Divulgação)

Estão abertas inscrições para submissão de trabalhos (Imagem: Divulgação)

Nos próximos dias 13 e 14 de setembro, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia o V Seminário Internacional de Direitos Humanos e Empresas. O evento reúne especialistas e pesquisadores para discutir a temática e tem vagas abertas para ouvintes e interessados em apresentar artigos. O prazo para a submissão de trabalhos termina neste domingo, 2.

Organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa) da Faculdade de Direito da UFJF, o evento tornou-se referência na América Latina para a reunião de diferentes pesquisadores e ativistas que enfrentam as violações de direitos humanos perpetradas por empresas transnacionais. Configura-se também como um espaço para se pautar os mais relevantes temas das agendas nacionais e internacionais.

Em seu quinto ano de realização, o seminário busca dar continuidade ao processo de fortalecimento de ideias acerca dos direitos humanos e empresas no Brasil e América Latina, envolvendo em sua programação, pautas como corrupção e fraudes fiscais, mineração, litígio internacional e nacional em matéria de violação de direitos humanos por empresas e a negociação de um tratado internacional sobre o tema.

Segundo a professora e coordenadora do Homa, Manoela Carneiro Roland, o evento busca destacar uma temática não muito evidenciada e apontar como ela pode ser relevante e afetar a realidade dos indivíduos. “Este é um evento que chega a sua quinta edição, com o objetivo de evidenciar e inserir temas na agenda de discussão desse campo. Teremos pesquisadores, especialistas, apresentação de trabalhos e workshops para que se possa debater questões nacionais e internacionais relevantes para a área, à luz da pesquisa e da extensão”, explica.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas online, no valor de R$ 70, e o mesmo pode ser feito para quem possui interesse em submeter trabalhos, ao custo de R$ 100.

Outras informações: (32) 2102-3501 – Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa)