A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou a 14ª posição entre 52 instituições de Ensino Superior (IES) do país, em sua primeira participação no Times Higher Education, considerado um dos principais rankings universitários do mundo. Além disso, segundo outro ranking realizado pela mesma plataforma, a UFJF é a 70ª melhor universidade latino-americana entre as 166 elencadas. 

Conheça a listagem oficial.

Times Higher Education avaliou 1527 instituições de ensino de 93 países, considerando 13 indicadores de performance que formam a nota global do ranking (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Times Higher Education avaliou 1527 instituições de ensino de 93 países. O ranking segue 13 indicadores de performance que formam a nota global. Eles são distribuídos em cinco grande áreas: ensino (ambiente de aprendizagem: 30%); pesquisa (volume, impacto e reputação: 30%); citações (influência em pesquisa: 30%); perspectiva internacional (servidores, estudantes e pesquisas: 7,5%) e impacto na indústria (transferência de conhecimento: 2,5%). Os parâmetros refletem ensino em graduação e pós-graduação, produção científica, recursos humanos, internacionalização, número de docentes e discentes, além de transferência de conhecimento.

A UFJF divide a 14ª posição com outras instituições brasileiras e os melhores indicadores de avaliação foram de transferência de conhecimento (industry income) e de citações (research influence). De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, a participação de uma universidade nesse ranking é feita sob demanda, o que requer o encaminhamento de informações que abrangem aspectos desde a pesquisa, passando por citações e até mesmo dados relacionados à transferência de conhecimento, que é relacionada à inovação e ao ensino. Também considera a proporção de professores e estudantes e os divide de acordo com o gênero, entre o quantitativo de mulheres e homens. 

“Foi um grande volume de dados que organizamos para enviar e pleitear a entrada neste ranking pela primeira vez. Figurar entre essas 1572 universidades do mundo já é um ponto muito positivo. A UFJF quer ser comparada às outras universidades do planeta porque isso é importante para que saibamos quais pontos podemos melhorar em termos de competitividade e de visibilidade”, observa a diretora.

Segundo Michèle, a Universidade é potencialmente melhor do que a retratação realizada pelo ranking, pois, diante da excepcionalidade causada pela pandemia, a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) teve dificuldade para colher os dados exigidos pelo Times Higher Education. “Eles são muito variados e perpassam por muitos setores. Mas o fato de estarmos na 14ª posição entre as brasileiras já significa muito para nós e isso é muito importante”, finaliza.

América Latina
A UFJF entrou também, pela primeira vez, no Times Higher Education Latin America University Rankings, uma lista das melhores universidades latino-americanas e do Caribe, desenvolvida pela mesma organização internacional. O ranking inclui apenas universidades que contam com programas de pós-graduação, publicaram pelo menos 200 trabalhos entre 2015 e 2019 e que não concentrem sua atuação em uma ou poucas áreas de estudo específicas.

Entre as 61 universidades brasileiras que aparecem no ranking, a UFJF é a 16ª em citações. Nesse indicador, o ranking examina a influência das universidades em novos estudos, contabilizando o número de vezes que um trabalho publicado por pesquisadores da instituição é citado por outros estudiosos globalmente. São considerados artigos em periódicos, resenhas, anais de eventos científicos, livros e capítulos de livros publicados nos últimos cinco anos. No ranking mineiro, a UFJF é a 2ª melhor em citações e, na América Latina, ocupa a 70ª posição.

Representatividade Brasileira
O Brasil encontra-se no top 10 dos países mais representados na listagem, alcançando a sexta colocação. Com um total de 52 instituições destacadas no ranking, fica à frente de países europeus como Itália e Espanha. Entre as universidades brasileiras que aparecem no ranking, 35 são federais, 11 estaduais e seis particulares.

Ranking Mundial das Universidades 2021
O Times Higher Education World University Rankings 2021 inclui mais de 1.500 universidades em 93 países e regiões, tornando-se um dos maiores e mais diversificados rankings de universidades. A classificação deste ano analisou mais de 80 milhões de citações em mais de 13 milhões de publicações de pesquisa e inclui respostas de pesquisas de 22 mil acadêmicos em todo o mundo.

Outras informações
Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF