fss

O programa “Na hora do lanche” desta semana destaca o trabalho do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a criação da cartilha que orienta o atendimento presencial seguro ao público em tempos de pandemia. Além disso, conta sobre o novo Programa de Destinação Voluntária de Corpos para Fins de Ensino e Pesquisa do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus Governador Valadares (UFJF-GV).

A transmissão acontece ao vivo, nesta sexta-feira, 4, a partir das 15h, no perfil da UFJF no Instagram, apresentada pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

Desde o encerramento das atividades presenciais da UFJF, o Arquivo Central busca maneiras de continuar oferecendo atendimento presencial ao público de forma segura. A partir desta necessidade, foi desenvolvida a cartilha com métodos que viabilizam esse atendimento e que apresenta instruções sobre os cuidados com os documentos do próprio acervo.

Andréia de Freitas Rodrigues, conservadora e restauradora do Arquivo Central, conta que a cartilha é uma parte dos estudos realizados pelo Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia. “Pensando na nossa rotina de trabalho, a gente organizou essas ideias, buscou todas as informações e tentou criar um procedimento a mais que complemente os que já temos dentro do arquivo. A cartilha é voltada para a rotina do arquivo. Isso não quer dizer que não possa ajudar outras pessoas, mas esses procedimentos precisam ser sempre adequados à necessidade do setor.” Andréia aponta ainda a necessidade de sempre atualizar a cartilha, por se tratar de uma situação sem precedentes.

Além da cartilha, ela também aborda os trabalhos realizados pelo Arquivo como forma de aproximar o setor e a comunidade acadêmica. “Uma das coisas que sempre incomodou é o distanciamento que há entre o arquivo e os estudantes da Universidade. As pessoas não conhecem e têm a ideia de arquivo como depósito de coisas velhas”, observa.

Destinação Voluntária de Corpos
Outro tema que ganha destaque é a criação e funcionamento do Programa de Destinação Voluntária de Corpos para Fins de Ensino e Pesquisa, do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus avançado de Governador Valadares. O programa, intitulado “Transcendência”, visa assegurar a disponibilidade de peças anatômicas de qualidade e em quantidade suficiente para formação adequada de futuros profissionais na área de Ciências da Saúde e Biológicas da UFJF-GV, além do desenvolvimento de pesquisas científicas

“É uma iniciativa importante do nosso grupo de anatomia. Também foi fruto de muito trabalho junto às direções do campus de Governador Valadares. E é fundamental pro ensino e pesquisa de qualidade. É o único programa do leste mineiro, um dos poucos do país, e segue as premissas internacionais. Todos os cursos da área da saúde necessitam da anatomia humana, que possui o corpo como elemento fundamental. Assim, os cursos da saúde, como  Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Enfermagem e outros são beneficiados por esse grandioso programa”, explica o professor de Anatomia Humana Topográfica da UFJF-GV, Kennedy Martinez de Oliveira, que participa da live desta sexta-feira.

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição da instituição.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF