A Plataforma JF Salvando Todos divulga novo boletim informativo da Covid-19. O projeto é elaborado por estudantes do curso de estatística, sob a orientação de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e tem como objetivo mapear a evolução da pandemia do novo coronavírus. A nona edição destaca o aumento no número de novos casos da doença em Juiz de Fora e a queda no número de óbitos. Além disso, o boletim mostra uma média móvel de 57 novos casos por dia na análise da última semana em Governador Valadares e a marca aproximada de quatro milhões de infectados no Brasil.

Panorama regional

Em números totais, Juiz de Fora registrou 4.873 casos da doença e 162 óbitos até o dia 1º de setembro. Na 35º semana epidemiológica (23 a 29 de agosto), a cidade teve, em relação à semana anterior, 332 novos casos – um aumento de 22% – e oito vidas perdidas – queda 50%. Outra forma de analisar a doença é por meio da média móvel, neste parâmetro foram registrados 47 casos e 1 morte por dia, no período de uma semana.

A Zona da Mata registou, em média, 191 novos casos e 5 vidas perdidas por dia nos últimos sete dias. Quanto ao perfil etário do novo coronavírus na região, é possível afirmar que a população economicamente ativa é a mais afetada. Os dados mostram que a maioria dos casos ocorre em pessoas de 20 a 59 anos, o que corresponde a 69% dos registros na Zona da Mata e 79% em Juiz de Fora.

Governador Valadares

Um dos destaques da edição é o cenário epidemiológico de Governador Valadares. O município teve um aumento de 17% para o número de novos casos confirmados; e de 12% em casos resultantes em óbitos. Em números absolutos, o crescimento contabilizou 884 casos confirmados e 21 mortes, no comparativo entre o boletim de 18 de agosto e a última edição.

Os registros totais na cidade são de 6.133 infecções pelo coronavírus e 201 mortes. A média móvel em Governador Valadares, que tem por base os últimos sete dias, é de 57 novos casos diários – um aumento para os dados do último informe, em 18 de agosto, onde o número era de 43 casos por dia.

Atenção ao cenário

Em números totais, até o dia 2 de setembro, o Estado de Minas Gerais chegou a 218.781 casos confirmados e 5.364 óbitos. Ao longo dos últimos 14 dias, os dados demonstram que juntos os casos confirmados e o número de óbitos cresceram aproximadamente 21%. No entanto, na análise isolada de cada uma das taxas, os números indicam uma pequena redução no crescimento da doença no Estado. Porém, os pesquisadores fazem a ressalva de que é necessário observar o cenário das duas semanas seguintes para confirmar a tendência. No contexto nacional, os registros da pandemia estão perto da marca de quatro milhões de infecções, com o tempo de duplicação de casos da doença estimado em 71 dias.

Plataforma JF Salvando Todos

Além da divulgação dos boletins quinzenais, a plataforma também conta com uma série de vídeos curtos sobre a evolução da doença publicados semanalmente (veja o quarto informe acessando o link) e uma área virtual dedicada às notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF. As informações são coletadas em fontes oficiais do Ministério da Saúde, no Datasus, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Outras informações: Plataforma JF Salvando Vidas