Quarto vídeo do projeto “Divulgando Ciências” aborda as bromélias (Foto: Jonatan Lewczuk)

O Grupo de Estudos em Zoologia (GEZ) lança o quarto vídeo da série “Divulgando Ciências”, intitulado “Universo dentro das Bromélias”. O vídeo aborda o complexo mundo e equilíbrio existentes no ecossistema dessas plantas. O conteúdo foi baseado no artigo científico “Invertebrados aquáticos associados a bromélias em fragmentos de Mata Atlântica”, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Roberto Gama Alves e Antônio de Paula Júnior.

As bromélias constituem um gênero botânico famoso pelo Brasil afora. As plantas possuem um formato que favorece o acúmulo de água entre suas folhas – o que foi usado como justificativa para a difusão de boatos insinuando que bromélias serviriam como criadouros do mosquito da dengue. Porém, a água presente nessas plantas funciona como lar para uma variada gama de organismos, inclusive alguns que se alimentam das larvas do Aedes Aegypti. “O estudo abordado no vídeo é focado na diversidade de animais que vivem dentro de bromélias”, afirma o professor André Guaraldo, que está à frente dos trabalhos do grupo.

A discente Luiza Guimarães, que participa do GEZ e ajudou na produção do vídeo mais recente, salienta que o trabalho do grupo é voltado para democratizar o conhecimento científico produzido nas dependências da Universidade.  De acordo com a aluna, os membros do projeto já recebem retornos positivos em relação ao conteúdo dos vídeos. “Popularizar o que fazemos dentro da universidade é essencial; pode ser um material a ser aplicado em aulas nas escolas, pode desmistificar falsas ideias, pode e deve aproximar a comunidade da academia de modo que se estabeleça uma ponte ao invés de um muro.”

O professor André Guaraldo respalda a fala da estudante, afirmando parte das respostas ao trabalho do grupo são enviadas por educadores que, especialmente no contexto do isolamento social imposto pela pandemia, utilizam o material para auxiliar alunos da Educação Básica. Segundo o coordenador, a boa recepção do “Divulgando Ciências” é um dos motivadores para a busca da oficialização do grupo como um projeto de extensão da UFJF. Atualmente, o grupo conta com dez alunos voluntários.

Outras informações:
Canal do Grupo de Estudos de Zoologia