Obras demonstram gosto moderno do poeta juiz-forano (Imagem: Reprodução)

Obras demonstram gosto moderno do poeta juiz-forano (Imagem: Reprodução)

Uma dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou duas gravuras do artista belga James Ensor pertencentes à coleção do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), visando compreender como funcionava o repertório cultural europeu do final do século XIX. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Luísa Pereira Vianna, estudou as obras “Os insetos singulares” de 1888 e “Rei Peste” de 1895. buscando estabelecer uma relação entre as gravuras de Ensor e o interesse de Murilo Mendes por elas.

Segundo Luísa, a temática das obras de Ensor está inserida no círculo cultural chamado de fin de siècle (fim do século), com temáticas que abordavam as femme fatales (figuras femininas predadoras e sensuais), o macabro, a destruição, a animalidade do homem, etc. Neste contexto, os quadros “ensorianos”, muitas vezes, apresentam personagens mascarados e fantásticos como anjos, demônios e esqueletos. Também sugerem uma grande festa de Carnaval, com figuras estranhas e bizarras, em situações tumultuosas e caóticas. 

Luísa explica que a coleção de arte de Murilo Mendes configura-se em quase 200 obras, sendo que muitas delas foram dadas a ele de presente por amigos artistas. “Há um indicativo de que as duas gravuras de Ensor que estão na coleção tenham sido compradas. Com essa hipótese de compra, podemos inferir um caráter de importância, afetividade e afinidade com aquele objeto, pois a partir do momento que eu compro algo para integrar a minha coleção, aquilo faz algum sentido para mim e é por isso que eu desejo obtê-lo”, considera a pesquisadora. A coleção de arte do Mamm é o único acervo público do Brasil a conter uma obra de James Ensor. 

A partir desta análise, a mestranda conclui que há, aparentemente, em Murilo Mendes, uma visão moderna que se entrelaça com o gosto pelo espiritual, pela sensualidade da mulher, pelo andrógino, pelo mórbido e pelo fantástico, características pertencentes à cultura do fin de siècle e também presentes nas gravuras de Ensor dentro do acervo. Dessa forma, Luísa acredita que seu estudo contribui para uma melhor visão de Murilo Mendes enquanto colecionador, além de fornecer um estudo de análise sobre as obras presentes no Mamm e sobre o artista James Ensor. 

O professor orientador, Martinho Alves da Costa Júnior, pensa que a dissertação preenche uma lacuna na história da arte no Brasil. Segundo ele, existe certa escassez de material em português sobre o artista James Ensor e a pesquisa fornece uma bibliografia. Outra importante contribuição gira em torno da reflexão sobre a própria coleção do museu e as preferências em sua formação. “A dissertação impõe-se como particular e colabora para a presença e a disseminação dessa coleção com caráter muito peculiar”, completa o professor.

Contatos
Luisa Pereira Vianna – (Mestranda)
luisa_vianna@yahoo.com.br 

Martinho Alves da Costa Júnior – (Orientador)
martinhoacjunior@gmail.com 

Banca Examinadora
Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior – Orientador (UFJF)
Profa. Dra. Renata Oliveira Caetano – (UFJF)
Profa. Dra. Renata Gomes Cardoso – (UFES)

Outras Informações: 2102-6321 – Programa de Pós-graduação em História