fss

O programa “Na Hora do Lanche” desta sexta-feira, 21, destaca o novo aplicativo desenvolvido pelo mestrando de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gustavo Amaral que compara a planta atual de Juiz de Fora com a da década de 1940. A live aborda ainda dissertação sobre a saúde da população trans no município, desenvolvida pela aluna do Serviço Social e mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFJF, Camila Paiva. Além disso, tem a participação de Luiz Carlos de Souza Junior, assistente social da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que fala sobre os novos auxílios, digital e emergencial, divulgados esta semana como ações de apoio social para alunos da graduação e da pós-graduação.

A transmissão acontece ao vivo, a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros.

O aplicativo “Te vi por aí: Juiz de Fora – Saboya 1946-49” é um dos assuntos abordados no programa desta sexta-feira. O app foi lançado de forma independente e está disponível gratuitamente para smartphones android através da Google Play. Gustavo Amaral, que participou do desenvolvimento do projeto, conta que o processo aconteceu durante o período de isolamento. O aplicativo permite a comparação simultânea entre mapas antigos do espaço urbano de Juiz de Fora, da década de 1940, com imagens atuais de satélite.

“É uma maneira de resgatar a história de Juiz de Fora porque esse aplicativo é uma forma mais rápida, fácil e didática de observar as mudanças que aconteceram no município. A gente consegue visualizar o nosso bairro, por exemplo. É bem legal de se analisar. Pensamos também o app como ferramenta de ensino que tem essa função de resgatar a história da cidade.”

Saúde trans
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Camila Paiva terminou recentemente a dissertação de mestrado que aborda o acesso da população trans à rede de cuidados à saúde. “Na pesquisa, busquei conhecer como era a rede de cuidados à saúde para a população trans em Juiz de Fora. Percebia que muitas pessoas precisavam ir até o Rio de Janeiro para buscar o processo transexualizador, por exemplo. Então parecia que em Juiz de Fora havia uma dificuldade no acesso à saúde, e eu queria entender como era essa rede aqui na cidade, a partir das experiências das pessoas trans.” Camila atualmente está no sexto período da graduação de Serviço Social na UFJF.

Para saber mais sobre a dissertação, clique aqui.

Auxílios Digital e Emergencial
Já o assistente social da Proae, Luiz Carlos de Souza Junior fala sobre os novos editais lançados diante a necessidade do ensino remoto emergencial. “É importante discutir isso e tirar o máximo de dúvidas que pudermos porque são editais que foram lançados a partir do momento em que foi discutida a implementação do ensino remoto emergencial. São editais que visam subsidiar algumas condições para que os estudantes tenham acesso e possibilidade de se inserirem nessa modalidade de ensino. Vamos falar um pouco também sobre os critérios previstos em cada edital.”

Os editais de Auxílio Digital Graduação; Auxílio Digital Pós-graduação e Auxílio Emergencial Graduação podem ser acessados na página da Proae.

O Programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live.

As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram.

Acompanhe nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial