A plataforma JF Salvando Todos publicou na terça-feira, 18, a oitava edição do Boletim Informativo da Covid-19. O projeto é uma iniciativa de pesquisadores do curso de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar acesso fácil e amigável aos dados da pandemia do novo coronavírus no país. Entre os destaques da edição, estão a desaceleração das taxas de crescimento de casos e óbitos no Brasil; o crescimento da taxa de letalidade em Juiz de Fora; e a comparação dos registros de Minas Gerais em relação à região Sudeste.

Além da divulgação dos boletins quinzenais, a plataforma também conta com uma série de vídeos curtos sobre a evolução da doença publicados semanalmente (veja o segundo informe acessando o link) e uma área virtual dedicada às notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF. As informações são coletadas em fontes oficiais do Ministério da Saúde, no Datasus, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Novos dados

De acordo com a análise epidemiológica, Juiz de Fora registrou 235 novos casos da doença, na 33ª semana epidemiológica (9 a 15 de agosto), uma queda de 42% em relação à semana anterior. Embora tenha apresentado um cenário positivo de novas notificações, o número de óbitos subiu 83% no mesmo período. Em números totais, o município contabilizou 4254 casos confirmados e 141 vidas perdidas, até a data de 18 de agosto. Os pesquisadores evidenciam no informe que, com base na análise de distribuição dos óbitos por faixas etárias, a maioria dos pacientes que vieram a falecer tinham 60 ou mais anos de idade, sendo 54% destes do sexo masculino. O documento destaca, ainda, o perfil etário dos casos diagnosticados: a maior concentração dos pacientes confirmados com a Covid-19 têm entre 20 e 59 anos de idade.

A Zona da Mata registrou queda nos números de novos casos e vidas perdidas em relação à semana anterior a publicação do boletim. A mesorregião tem 15762 casos confirmados e 451 óbitos por coronavírus, com base nos dados da SES-MG. A região ainda não atende aos critérios de controle da pandemia, definidos por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No que tange ao Estado, a mesorregião de Minas Gerais com maior taxa de óbitos é o Campo das Vertentes, com destaque para a cidade de Barbacena. Já em relação à região Sudeste, o número de casos confirmados representa 15% dos registros da doença; os dados também apontam Minas Gerais com a menor taxa de letalidade da região. Na perspectiva nacional, os registros totais do contágio da Covid-19 já somam mais de 3 milhões de infectados. O tempo de duplicação de casos confirmados no país é de 63 dias. Segundo os pesquisadores, as taxas demonstram uma tendência de desaceleração, mas ainda não há evidências para afirmar que a pandemia esteja sob controle.

JF Salvando Todos

O JF Salvando Todos disponibiliza os dados para gerar informações qualificadas, que ficam disponíveis em gráficos interativos para consulta, sobre os números de casos e óbitos acumulados; número de reprodução efetivo (Rt); número de respiradores; número de casos novos por dia; evolução da taxa de letalidade; perfil dos leitos e tempo estimado para duplicação dos números de casos. O conteúdo contempla os dados de todo o território nacional, sendo possível pesquisar regiões de saúde, unidades da federação, cidades e regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras informações: Plataforma JF Salvando Todos