Os desafios impostos pela pandemia de coronavírus fizeram uma enorme pressão sobre os cientistas, e as respostas vieram à altura: conhecimento sendo produzido em escala global numa corrida com muitos obstáculos. A escalada da infecção obrigou os estudiosos a entenderem sobre a doença ao mesmo tempo em que encontram sua vacina. 

É o que vem sendo feito também na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio de diversas frentes de atuação, entre elas, estão as pesquisas do Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic), que incluem trabalhos sobre o vírus e as doenças respiratórias, análise de amostras de testes e desenvolvimento de uma vacina oral. 

Os professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Cláudio Galuppo Diniz e Aripuanã Watanabe apresentam esses projetos na live do Encontros Possíveis da Revista A3 nesta quarta-feira, 19, às 16h. “Vírus, testagem e vacina: o que você precisa saber?” aborda as principais questões envolvendo o caminho trilhado pela Covid-19 nos últimos meses e os esforços científicos no seu enfrentamento.

“Temos que aprender ao máximo no menor tempo hábil para que nossas atitudes possam surtir efeito. Estamos trocando o pneu com o carro andando”, diz o professor Watanabe. Ele exemplifica com o número de artigos publicados em um dos mais reconhecidos banco de dados científicos: 24 mil desde o início da pandemia, o que significa quatro mil trabalhos por mês ou cerca de 130 por dia sobre o assunto.

Nestas publicações certamente há perguntas fundamentais para o enfrentamento da doença, aponta Watanabe. Entre elas, “quando teremos a vacina, qual o nível de imunidade a infecção confere e por quanto tempo e por que algumas pessoas respondem mal ao vírus e outras nem sintomas têm?”

Essas e outras dúvidas os dois pesquisadores da UFJF pretendem debater na live, mediada pela jornalista Laís Cerqueira. A transmissão on-line será feita pelo canal da Revista A3 no Youtube. Inscreva-se para não perder as edições do Encontros Possíveis. O áudio da live é depois disponibilizado como podcast. 

Edições anteriores

É possível conferir as edições do Encontros Possíveis no próprio canal do Youtube ou ouvi-los em podcast no Encontros A3, disponível em diversas plataformas como Spotify e Castbox. Os últimos temas foram “Fascismo e integralismo no Brasil”, com professores do Departamento de História da UFJF, Leandro Gonçalves e Odilon Caldeira, e “Estamos no mesmo barco? Desigualdade e saúde mental na pandemia”, com os professores de Psicologia Telmo Ronzani (UFJF) e Isabel Fernandes de Oliveira (UFRN).