O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 18, às 17h30, a live “Religiosidade Afro na Herança Cultural Brasileira”. A atividade – que tem como convidado o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rosenilton Silva de Oliveira – acontece no Facebook.
Siga o Anime no Facebook e no Instagram.
O Anime é coordenado pelo professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. O grupo dedica-se às reflexões e estudos sobre a Educação em interface com a Filosofia Africana e o imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. Neste mês, os encontros virtuais do Anime têm como tema “Afrobrasilidades: aspectos da Cultura Africana e Afro-brasileira que compõem a identidade brasileira”.
Confira aqui a programação completa.
Religiosidade Afro
O professor Rosenilton Silva de Oliveira, convidado do Anime nesta terça-feira, 18, é doutor em Antropologia pela USP e pela École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), com a tese “A cor da fé: ‘identidade negra’ e religião”. O pesquisador também é mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu a dissertação “Orixá: a manifestação cultural de Deus? Um estudo das liturgias católicas inculturadas”.
Docente efetivo da Faculdade de Educação da USP, coordena o Grupo de Pesquisa sobre Educação, Relações Étnico-raciais, Gênero e Educação (Fateliku) e integra o Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (Lab-Arte) . É autor do livro “Orixás a manifestação cultural de Deus: uma análise das liturgias católicas inculturadas”.
Saiba mais sobre o Anime:
“Pretagogia na Formação da Identidade Negra” é tema de live nesta terça, 11
Escritor Edimilson Pereira participa de live nesta terça, 4
Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades
Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça
Outras informações: julvan.moreira@ufjf.edu.br