O Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação (NEJUS) promove, a partir desta quarta, 12, uma série de atividades destinadas aos conselheiros tutelares recém empossados de Governador Valadares. O curso vai abordar temas como princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos fundamentais garantidos pela Constituição, as características e atribuições do conselho tutelar, e responsabilidades Ministério Público e do Judiciário frente à Política da Infância e Adolescência.

Serão nove encontros online, com participação dos integrantes do NEJUS, projeto de extensão do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo o coordenador do projeto, a demanda foi apresentada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. “Neste ano, dez novos conselheiros tomaram posse. Entendemos que é uma boa oportunidade para tentarmos desconstruir alguns equívocos na política executada em GV, além da possibilidade de reforçar a parceria com órgãos municipais”, explicou o professor do curso de Direito, Bráulio Magalhães.

Entre os benefícios do curso de extensão, o docente destaca, ainda, que mesmo durante a pandemia, com os critérios de distanciamento, será uma boa oportunidade para troca de experiências entre os profissionais e os estudantes da Universidade. “O curso terá participação dos discentes em um formato interativo, para trocas de vivências, relatos sobre o trabalho e o dia a dia, e para dialogar com pessoas que atuam na execução da política de atenção à criança e ao adolescente. Esperamos que isso contribua para um exercício mais adequado do trabalho”, explicou.

Em atuação na UFJF-GV desde 2019, o NEJUS promove atividades como intervenções no Centro Socioeducativo e na Casa Semiliberdade de GV. “Temos perspectiva de novos cursos de capacitação e de formação, de forma a valorizar o processo de crescimento do projeto”, finalizou Bráulio.

Mais informações no instagram do NEJUS: @nejus.ufjfgv