Agnaldo Pego recolheu 150 face shields, que serão entregues a profissionais de saúde. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

Nesta terça, 11, a sede administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) recebeu representantes de 50 cidades da região leste de Minas Gerais. Os encontros, realizados no molde drive thru, tinham como objetivo a entrega de mais de 2.300 máscaras face shield de proteção ao novo coronavírus, doadas pelo campus sede da Universidade e destinadas aos profissionais de saúde da região. As ações integram o programa de extensão “Covid Zero: Prevenção da transmissão pelo novo coronavírus e medidas para o enfrentamento da pandemia”.

Alexandra Paiva e Peterson Andrade fazem parte do programa Covid Zero. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

De acordo com o diretor-geral da UFJF-GV e idealizador do programa, o objetivo é oferecer suporte aos profissionais da saúde, que trabalham em contato direto com o vírus e atuam no combate à disseminação da doença. “Nesta pandemia, milhares de profissionais da saúde foram contaminados pelo coronavírus durante o exercício das suas atividades profissionais. Em Governador Valadares, até o dia 3 deste mês, foram 539 profissionais de saúde com diagnóstico confirmado. Por isso, estamos buscando várias formas de oferecer todo o suporte necessário e possível a estes profissionais; seja com doação de EPI, capacitações dos profissionais, divulgação de informações científicas e promoção de comportamentos adequados para a prevenção da contaminação no ambiente de trabalho, doméstico ou comunitário”, explicou Peterson Andrade.

De acordo com dados do boletim epidemiológico de Governador Valadares, a categoria mais afetada é a dos técnicos de enfermagem, seguida de médicos e enfermeiros. Os altos índices confirmam a vulnerabilidade desses profissionais e reforçam a necessidade de disseminar recomendações de uso correto de máscaras, além de práticas de higienização e autocuidado.

Osânia Souza destacou a importância das doações para profissionais da enfermagem. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

Durante as entregas, a docente e integrante do Covid Zero, Alexandra Paiva, explicou a importância das máscaras face shield na prevenção da doença, “para proteger do contato com gotículas de saliva e outras secreções, bem como aerossóis que podem ser formados no contato com o paciente. Nesse momento de pandemia, quando os EPIs têm estado cada vez mais escassos, as doações representam ainda mais importância aos municípios”.

Representando os municípios de Água Boa, José Raydan e Santa Maria do Suaçuí, Agnaldo Souza Pego recebeu 150 protetores faciais, e destacou como o material será importante para proteger os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao vírus. “Essas máscaras face shield serão muito bem recebidas, os profissionais precisam dos cuidados necessários nessa pandemia”. Nesse sentido, a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de GV, Osânia Alves de Souza, endossou a importância da doação e agradeceu a UFJF-GV, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, pela parceria.

Os equipamentos doados nesta terça foram fabricados pela Faculdade de Arquitetura da UFJF. As doações foram organizadas a partir do contato feito entre o Campus GV e a Superintendência Regional de Saúde. Segundo Peterson Andrade, “uma nova cultura interfederativa e interinstitucional foi estabelecida com essas ações em cooperação. Com a chamada pública que fizemos, podemos ampliar ainda mais este suporte aos municípios, instituições e profissionais de saúde da região”, finalizou. Outras ações estão em andamento para a promoção do suporte aos serviços de saúde,  gestores municipais e Superintendência Regional do Leste de Minas Gerais.

Em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, o programa Covid Zero elaborou uma cartilha de orientações para o uso e higienização das face shields. O material está disponível neste link.

Confira mais fotos da entrega de protetores faciais desta terça.

Fotos: Pedro Hiago/UFJF e Siass