Desafio de Inovação Tecnológica teve como tema “Iniciativas Criativas para o Bem-Estar da Sociedade (Foto: Pixabay)

Representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as alunos de Engenharia de Produção, Andressa Gatti Ferreira Souza e Sabrina de Oliveira Castro, e o estudante de Ciências da Computação, Luis Henrique Simplício Ribeiro ficaram entre os vencedores do SolBridge Tech Innovation Challenge 2020

Promovida pela universidade sul-coreana SolBridge International School of Business, a competição tinha como tema “Iniciativas Criativas para o Bem-Estar da Sociedade” e aconteceu entre os dias 27 e 31 de julho. A equipe, nomeada “Team UFJF”, faturou o terceiro lugar na disputa, aberta para participantes do mundo todo.

O concurso propunha que os participantes desenvolvessem um produto, serviço ou processo de base tecnológica, que solucionasse questões ambientais na Coreia do Sul, ou em seu país natal. Nos últimos anos, após registrar níveis recordes de poluição, o país vem intensificando a busca por políticas e soluções que reduzam seus níveis de poluentes. Para desenvolver o projeto, os alunos deveriam utilizar o conceito de “Design Thinking” ou “pensamento do design” – uma abordagem que busca a percepção do mundo e pessoas ao redor, como forma de expandir horizontes na hora de executar tarefas.  

Andressa Souza explica que, para criar o projeto, a equipe partiu do conceito de florestas verticais. “Imagine que você tenha uma floresta, com cachoeiras, plantas e animais. Agora corte a floresta em pedaços grandes e coloque uma em cima da outra. O resultado será um edifício florestal. Nesta floresta vertical você poderá encontrar plantas e pequenos animais, não apenas da Coreia do Sul, mas também de outras partes do mundo. Esse seria o Ballon, um novo ecossistema completo, construído em todo da economia circular. O projeto poderia ser usado com fins educacionais, de pesquisa e turísticos. Não haveria pessoas morando nesse prédio, mas seria aberto a visitação”. 

A competição aconteceu de forma remota pela plataforma Zoom e contou com duas etapas, sendo a primeira a entrega de um relatório escrito contendo os três estágios  do “Design Thinking”. Apenas cinco equipes foram selecionadas para a final, fazendo uma apresentação ao vivo de 15 minutos do projeto desenvolvido. Na final, participaram equipes da Argentina, Mongólia, Coreia do Sul e Inglaterra.  

Luis Henrique e Andressa são ex-intercambistas e, para a aluna, o resultado da competição traduz o impacto acadêmico gerado pela experiência do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad). “Além disso, demonstra que os alunos da UFJF estão tendo uma boa formação acadêmica e são competitivos em nível internacional”, afirma Andressa. 

A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, afirma que a conquista do prêmio traz mais visibilidade para a UFJF. “Com esse prêmio vemos como nossos alunos estão conectados, se fazendo presente nas competições internacionais e com isso a UFJF passa a figurar entre as universidade do mundo, tendo grande competitividade”. 

Ainda segundo Bárbara,  com o Piigrad o aluno amplia seus horizontes, tomando conhecimento dessas competições internacionais, além de realizar conexões e trazer conhecimento que acrescenta em sua bagagem cultural. “É importante ressaltar o caráter aberto da Universidade, de se colocar nesse ambiente internacional, interativo e fomentar esse tipo de competição, que gera entendimento sobre o outro”.    

Luis Henrique, que fez intercâmbio na Universidade de Passau, na Alemanha, enfatiza a competência dos alunos da UFJF. “Nosso bom resultado nesta competição sobre inovação tecnológica prova que a UFJF não deve em nada para universidades de países como Coreia do Sul e Inglaterra, que tiveram representantes na competição. Nós temos alunos criativos que são capazes de criar soluções inovadoras para problemas globais”. 

Como prêmio pela terceira colocação, os membros do “Team UFJF”, receberão, além dos certificados de participação, bolsas de 50% em qualquer programa de pós-graduação da SolBridge International School of Business, e fones Samsung Galaxy Buds +. Os produtos serão enviados na próxima semana.