Live promovida pelo Crepeia acontece nesta terça, 11, a partir das 18h30 (Foto: Pixabay)

O Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação (Crepeia), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta terça-feira, 11, a live “Fique em casa? População em situação de rua em meio ao pandemônio”. A iniciativa tem início às 18h30 e acontece através da página do Crepeia no Facebook.

O evento marca o lançamento do livro “Se essa rua falasse: uma análise sobre estigma, pobreza e uso de drogas nas trajetórias de sujeitos em situação de rua”, da doutoranda em Psicologia pela UFJF, Kíssila Mendes. O livro é fruto de pesquisa de mestrado vinculada ao mesmo programa de Pós-graduação, desenvolvida em 2016 e 2017. Ela divide a autoria com os professores Telmo Ronzani e Fernando Santana, orientadores de sua dissertação. 

A live também busca uma discussão ampla sobre histórico, impactos subjetivos, desafios e possibilidades frente ao cenário de desmonte de políticas e crise do capital. O objetivo é debater a situação de rua e o contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil contemporâneo. Além de Kíssila, participam da transmissão a professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Verônica Ximenes, e o membro do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Vanilson Torres. 

Estigmas
O estudo busca compreender o processo de estigmatização de usuários de álcool e outras drogas da população em situação de rua, que, segundo Kíssila, é uma expressão da questão social que não pode ser ignorada na sociedade contemporânea. “No entanto, a opinião pública debate o tema a partir de vieses estigmatizantes e punitivistas, sem abranger a complexidade da temática. Os sujeitos em situação de rua vivenciam experiências de opressão e, portanto, encontram-se em condição desigual no tocante a vivenciar os direitos humanos fundamentais”, aponta.

Uma das propostas do livro é a de desnaturalizar questões arraigadas e aprofundar o estudo na área, desconstruindo narrativas que permeiam o cotidiano das cidades, sobretudo por se tratar de análise baseada nas próprias falas das pessoas em situação de rua. “Isso porque, a partir das perspectivas dos frequentadores da rua, é possível compreender as ações governamentais, partindo do princípio de que estas são vividas e simbolizadas pelas pessoas às quais se destinam.” 

Pandemia
Segundo a pesquisadora, os impactos econômicos oriundos da pandemia de Covid-19 provocaram um aumento da população em situação de rua e da pobreza. “Somado ao desmonte recente das políticas sociais, em maio de 2020, de forma verticalizada e sem ampla divulgação, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) publicou a Portaria nº 69 para regulamentar a articulação e orientar os estados e municípios a fortalecerem o trabalho das Comunidades Terapêuticas no período de pandemia, o que, certamente, se estenderá após esse período.”

A obra, publicada em formato de e-book pela Editora UFJF, tem circulação gratuita e estará disponível para download na página do Crepeia, no Facebook.