Vídeo aborda o tráfico de animais silvestres, especificamente de Papagaios-de-Peito-Roxo, bem como o impacto negativo causado pelo crime (Foto: Talys Jardim)

Com a boa recepção da estreia do “Divulgando Ciência”, o Grupo de Estudos em Zoologia (GEZ) deu continuidade ao projeto cujo objetivo é comunicar o conhecimento científico de forma informal, facilitando o acesso aos trabalhos desenvolvidos na área de Zoologia. O tema do segundo vídeo produzido pela equipe é o tráfico de animais silvestres, especificamente de Papagaios-de-Peito-Roxo, bem como o impacto negativo causado por esse crime ao meio ambiente. A produção está disponível no canal do GEZ no Youtube.

O vídeo produzido tem como base o artigo científico desenvolvido pela equipe do Núcleo de Estudos em Etologia e Bem-estar Animal (Nebea-UFJF), coordenado pela professora Aline Sant’Anna e pela doutoranda Gabriela Ramos. O trabalho foi realizado em parceria com os profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Juiz de Fora, avaliando aspectos comportamentais para uma possível reintrodução dos Papagaios-de-Peito-Roxo à natureza.

A ideia sobre a temática surgiu após a captura de uma serpente naja kaouthia, espécie encontrada especialmente na Tailândia, que foi traficada para o Brasil. No 7 de julho, a cobra ganhou o noticiário nacional após picar Pedro Henrique Lehmkuhl, atualmente preso por suposto envolvimento em um esquema internacional de tráfico de animais exóticos e silvestres. A picada mobilizou uma busca pelo antídoto ao veneno da serpente – como a espécie não é encontrada naturalmente no país, só havia um soro antiofídico disponível no Brasil, mantido por pesquisadores Instituto Butantan, em São Paulo.

Mais recentemente, no dia 20 de julho, ocorreu a apreensão de 1.459 filhotes de jabutis e 9 calopsitas, transportados em condições de maus-tratos que, segundo apurações policiais, seriam vendidos em Juiz de Fora. Na data de publicação desta matéria, 31 de julho, a Polícia Civil prendeu suspeito de tráfico de animais e de maus-tratos, também em Juiz de Fora. De acordo com os membros do “Divulgando Ciência”, os dois casos são situações que evidenciam ainda mais a necessidade de dialogar com a sociedade para mostrar os malefícios em adquirir animais ilegais, que impactam desde a própria espécie traficada até o nosso ecossistema.

O “Divulgando Ciência” é orientado pelo professor do ICB André Guaraldo. O pesquisador informa que os conteúdos do projeto são voltados para temas que envolvem a ecologia, o comportamento e a conservação de animais. A estudante de Ciências Biológicas e integrante do projeto, Luana Carvalho, foi uma das responsáveis pelo segundo vídeo e afirma que a produção “tem o intuito de mostrar não apenas os problemas, mas também as possibilidades de enfrentamento e combate ao tráfico de animais silvestres”. “Ao deixar a informação científica dos artigos mais acessível, conseguimos divulgar os problemas que são tratados em trabalhos que, na maioria das vezes, são publicados em inglês e contém análises complexas para o público em geral”, complementa a estudante Thais Pezenti, também participante do GEZ.

Outras informações:
Canal do Grupo de Estudos de Zoologia